O Atlético de Madrid ganhou hoje por 2-1 na recepção ao Panathinaikos, de José Peseiro, e garantiu o primeiro lugar do Grupo B da Taça UEFA em futebol, com o golo do desempate a ser apontado por Simão.
A equipa espanhola, que apenas começou com o português Zé Castro em campo (saiu aos 61 minutos), até começou mal, ao permitir que Salpingidis (34) inaugurasse o marcador, mas acabou por dar a volta ao resultado, com tentos de Luís García e do antigo extremo do Benfica, que ''saltou'' do banco no início da segunda parte.
Com este triunfo, a formação madrilena conquistou o primeiro posto do agrupamento, com 10 pontos, mais um que o Panathinaikos, segundo, e dois que os escoceses do Aberdeen, que venceu por 4-0 ao Copenhaga.
Com este triunfo, o Atlético de Madrid joga com um dos terceiros classificados na fase a eliminar (16 avos-de-final), fugindo ao Sporting de Braga, que quarta-feira venceu o Estrela Vermelha e conquistou o segundo posto do Grupo F, e ao Benfica e Sporting, provenientes da Liga dos Campeões.
No Grupo A, o já qualificado Everton foi à Holanda vencer o AZ Alkmaar por 3-2 e deixou os holandeses fora de prova, ao serem ultrapassados pelo Nuremberga (2º), que bateu o Larissa por 3-1, e pelo Zenit São Peterburgo (3º), que descansou nesta ronda.
Do Grupo C, passaram à fase seguinte Villarreal (1º), Fiorentina (2º) e AEK de Atenas, depois de nesta última jornada os espanhóis terem ganho aos gregos e os italianos terem batido o Mladá Boleslav, ambos por 2-1.
Por último, no Grupo D, seguiram para os 16 avos-de-final Hamburgo (1º), Basileia (2º) e Brann (3º), após uma ronda em que os dois primeiros empataram 1-1 e os terceiros beneficiaram da igualdade 1-1 entre Rennes e Dínamo Zagreb.
Glasgow Rangers, Marselha, Rosenborg, Werder Bremen (de Hugo Almeida), PSV Eindhoven (de Manuel da Costa) e Slavia de Praga são os possíveis rivais do Sporting de Braga nos 16-avos-de-final da Taça UEFA.
O Benfica e o Sporting, que chegam à Taça UEFA via Liga dos Campeões, podem vir a defrontar, por seu turno, o Spartak de Moscovo, Tottenham, Helsingborg, Panathinaikos, Zenit, Fiorentina ou Basileira, equipas que concluíram a fase de grupos da UEFA no segundo posto, à semelhança do Braga, que evita os compatriotas.
O sorteio da Taça UEFA realiza-se sexta-feira, em Nyon, na Suíça, e, além dos embates entre os segundos e os clubes provenientes da “Champions”, vai emparelhar os primeiros com os terceiros classificados da fase inicial da prova.
Os vencedores de grupo - Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Getafe, Bordéus, Everton, Villarreal, Hamburgo e Atlético de Madrid - são emparelhados com os terceiros classificados - Zurique, Bolton, Anderlecht, Galatasaray, Aberdeen, Zenit, AEK e Brann -, com excepção para as equipas que venham do mesmo grupo ou sejam do mesmo país.
Lista de equipas apuradas para os 16 avos-de-final:
Pote 1:
Zurique, Sui
Bolton, Ing
Anderlecht, Bel
Galatasaray, Tur
Aberdeen, Esc
Zenit São Petersburgo, Rus
AEK Atenas, Gre
Brann, Nor
Pote 2:
Leverkusen, Ale
Bayern Munique, Ale
Getafe, Esp
Bordéus, Fra
Everton, Ing
Atlético de Madrid, Esp
Everton, Ing
Villarreal, Esp
Hamburgo, Ale
Pote 3:
Benfica, POR
Sporting, POR
Marselha, Fra
Rosenborg, Nor
Werder Bremen, Ale
Glasgow Rangers, Esc
PSV Eindhoven, Hol
Slavia Praga, Che
Pote 4:
Sporting de Braga, POR
Spartak Moscovo, Rus
Tottenham, Ing
Helsingborg, Sue
Panathinaikos, Gre
Nuremberga, Ale
Fiorentina, Ita
Basileia, Sui
LUSA