Um golo de Coates no nono minuto de compensações permitiu hoje ao Sporting 'arrancar' um importante triunfo em casa do Tondela por 2-1, no jogo que encerrou a 23.ª jornada da I Liga de futebol.
O Tondela marcou primeiro por Miguel Cardoso, aos 13 minutos, tendo o Sporting empatado aos 26, por Bas Dost, que regressou após lesão.
O golo de Coates, no nono minuto de compensação dado pelo árbitro João Capela, gerou muita contestação nos jogadores e equipa técnica do Tondela.
A equipa 'leonina', que jogou em inferioridade numérica desde os 59 minutos devido à expulsão do defesa Mathieu, por acumulação de amarelos, continua assim no trio da frente do campeonato, que é liderado pelo FC Porto.
Numa primeira parte de jogo aberto e com várias oportunidades de golo, foi o Tondela a marcar primeiro, aos 13 minutos, por Miguel Cardoso, que, após passe de Tomané, bate Rui Patrício, com a bola ainda a desviar em Mathieu.
Os 'leões' não acusaram o golo e passaram a pressionar mais a defensiva 'auriverde', acabando por empatar aos 26 minutos, de cabeça, pelo regressado Bas Dost, após cruzamento da esquerda de Acuña.
O avançado, que esteve ausente da competição desde o início do mês, por lesão, marcou ao segundo poste, num lance muito consentido pela defesa do Tondela, que deixou o holandês à vontade para cabecear.
Aos 29 minutos, num livre estudado, o central francês Mathieu esteve próximo de colocar o Sporting em vantagem, mas o cabeceamento saiu ligeiramente ao lado.
Respondeu o Tondela por Tyler Boyd, que, depois de ultrapassar o defesa Mathieu, atirou para a baliza, obrigando Rui Patrício a defender com uma sapatada para canto.
Em cima do intervalo, o sportinguista Bruno Fernandes 'disparou' da zona da meia-lua para uma grande defesa de Cláudio Ramos, que, com uma palmada, desviou a bola pela linha final.
No segundo tempo, o Tondela voltou a entrar melhor, criando perigo aos 47 e aos 57 minutos.
Aos 59 minutos, o Sporting ficou reduzido a 10 elementos, com a expulsão do defesa-central Mathieu, que no espaço de cinco minutos viu dois cartões amarelos.
Apesar da pressão 'verde e branca', o golo da vitória foi apontado ao nono minuto de compensação, quando o árbitro João Capela precedia a compensações de tempo perdido já nos descontos, por Coates.
Numa bola bombeada para a área do Tondela, Bas Dost cabeceou e Ricardo Carvalho alivou a bola contra o poste da sua baliza, com o esférico a sobrar para o central sportinguista, que 'fuzilou' as redes contrárias.
Antes, aos 90 minutos, Coates já tinha cabeceado à baliza, após cruzamento de Gelson, proporcionando uma excelente defesa a Cláudio Ramos, que afastou a bola com uma palmada.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.