loading

Bwin Liga: Nacional impõe ao FC Porto a primeira derrota na prova

O FC Porto, bicampeão português de futebol, sofreu hoje a primeira derrota na Liga 2007/08, ao perder por 1-0 no estádio do Nacional da Madeira, em jogo da 14ª jornada, que não ameaçou a liderança destacada da prova.

Bwin Liga: Nacional impõe ao FC Porto a primeira derrota na prova

O avançado uruguaio Lipatin foi o principal responsável pela proeza do clube anfitrião, ao marcar aos 58 minutos, com um remate de fora da área, o golo do triunfo do Nacional, que terminou com apenas 10 jogadores, por expulsão de Felipe Lopes, aos 88.

Privado do seu jogador mais influente, o avançado Ricardo Quaresma (suspenso), e também sem poder contar com o marroquino Tarik Sektioui (lesionado), o FC Porto foi incapaz de responder ao tento dos madeirenses e deixou a Liga sem equipas invictas.

Apesar do desaire, o bicampeão nacional manterá a liderança destacada na entrada em 2008, com sete pontos de vantagem sobre o perseguidor Benfica, que quinta-feira tinha vencido o Estrela da Amadora no estádio da Luz, por 3-0, na abertura da ronda.

O clube lisboeta reencontrou-se com as vitórias no campeonato, após duas derrotas consecutivas, ante FC Porto e Belenenses, (ambas por 1-0), mas o triunfo só começou a ser construído na segunda parte, apesar de ter atingido números esclarecedores.

Depois do ''nulo'' ao intervalo, o médio uruguaio Cristian Rodriguez, aos 52 minutos, abriu caminho ao triunfo que permitiu ao clube lisboeta, segundo colocado, reduzir o atraso para o FC Porto e reparar a confiança da equipa ''encarnada''.

O paraguaio Óscar Cardozo (70, de grande penalidade) e o suplente Nuno Gomes (90) deram maior expressão à vitória do Benfica, com o avançado português a juntar-se a Makukula (Marítimo) e Linz (Sporting de Braga) no segundo lugar da lista dos melhores marcadores, com seis tentos.

Em ambiente natalício, o Sporting (terceiro classificado) é o último dos três ''grandes'' a entrar de férias, ao receber sábado o Paços de Ferreira, penúltimo da tabela, procurando dar continuidade à sequência de triunfos, após uma série de cinco jogos consecutivos sem ganhar.

O treinador da equipa lisboeta, Paulo Bento, não poderá sentar-se no banco de suplentes, depois de ter sido quinta-feira suspenso por 12 dias pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes, que considerou que o técnico proferiu ofensas à reputação e bom-nome dos árbitros.

A jornada completa-se domingo com o confronto entre o Sporting de Braga e o Boavista, quatro dias depois de os minhotos terem assegurado a continuidade na Taça UEFA.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?