O Sporting reduziu hoje para nove os pontos de distância para o líder FC Porto e manteve os dois aquém do Benfica, depois de vencer o Paços de Ferreira por 2-1, na 14ª jornada da Liga de futebol.
A perder por 1-0 desde os 10 minutos, na sequência de um golo de Edson, chegou a pairar na mente ''leonina'' novamente o estigma da perda de pontos, mas Vukcevic, aos 18, e Romagnoli, aos 64, na transformação de uma grande penalidade, permitiram aos ''leões'' a quinta vitória em casa.
A formação ''leonina'' soma agora 26 pontos na Liga portuguesa.
Com Paulo Bento na bancada, depois da suspensão de 12 dias imposta pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, o Sporting manteve a veia vitoriosa, uma semana após o triunfo na Madeira com o Marítimo (2-1), com dois golos de Vukcevic, que, hoje, além do tento do empate, sofreu ainda a grande penalidade decisiva.
O FC Porto, bicampeão português de futebol, por outro lado, sofreu sexta-feira a primeira derrota na Liga 2007/08, ao perder por 1-0 no estádio do Nacional da Madeira.
O avançado uruguaio Lipatin foi o principal responsável pela proeza do clube anfitrião, ao marcar aos 58 minutos, com um remate de fora da área, o golo do triunfo do Nacional, que terminou com apenas 10 jogadores, por expulsão de Felipe Lopes, aos 88.
Apesar do desaire, o FC Porto mantém a liderança, com sete pontos de vantagem sobre o Benfica: os ''encarnados'' venceram quinta-feira o Estrela da Amadora por 3-0, com golos de Cristian Rodriguez, Óscar Cardozo e Nuno Gomes, todos na segunda parte, na abertura da ronda.
Hoje, o Vitória de Guimarães, agora na quarta posição provisória a um ponto do Sporting, terceiro, recebeu e venceu o Belenenses (sétimo) por 1-0, com um golo de Ghillas, ainda na primeira parte.
A Académica, que a ronda passada tinha vencido o Nacional da Madeira por 1-0, com um golo de Cris, voltou hoje a vencer, na deslocação à Figueira da Foz, pelo mesmo resultado e com o mesmo jogador a ser decisivo.
A jornada completa-se domingo com o confronto entre o Sporting de Braga e o Boavista, quatro dias depois de os minhotos terem assegurado a continuidade na Taça UEFA.
Além desta partida, também Leixões e União de Leiria recebem, respectivamente, Vitória de Setúbal e Marítimo, nos últimos embates de 2007.
LUSA