Um golo de Gelson Martins deu hoje a vitória ao Sporting diante do Moreirense (1-0), em jogo da 24.ª jornada da I Liga, mas, nos festejos, o futebolista despiu a camisola e acabou expulso por acumulação de amarelos.
Desta forma, o jogador não estará às ordens do treinador Jorge Jesus para o 'clássico' desta sexta-feira com o líder FC Porto. A ele junta-se também Petrovic - que hoje ocupou o lugar de William Carvalho -, expulso, aos 61 minutos, depois de também ter visto o segundo cartão amarelo num lance mal ajuizado pelo árbitro Tiago Martins, já que o sérvio não fez falta sobre Zizo.
As condicionantes do Sporting começaram ainda antes do apito inicial. Jorge Jesus foi obrigado a revolucionar o setor defensivo na sequência de uma virose que afetou Piccini, Ristovsky, Fábio Coentrão e William Carvalho, aos quais se juntou também João Palhinha.
Além de não contar com Mathieu, que cumpria castigo depois de expulsão em Tondela (vitória, por 2-1), o treinador dos 'leões' chamou André Pinto para fazer dupla no eixo defensivo com Coates. Na direita colocou Battaglia e na esquerda Marcos Acuña.
Apesar destas mexidas no terreno mais recuado, foi no setor atacante que o Sporting sentiu mais dificuldades, sendo notória a ausência do lesionado Bas Dost, autor de 20 dos 47 golos (depois do jogo de hoje passou a 48) que o Sporting marcou na I Liga.
Oportunidades não faltaram no primeiro tempo, mas Bruno Fernandes, aos 14 e 41 minutos, Battaglia, aos 17, e Bryan Ruiz, aos 32, não tiveram a frieza necessária para levar a melhor sobre o guarda-redes Jhonatan. Do lado do Moreirense, que apostou fortemente na pressão do jogador adversário que tinha a posse de bola, o melhor que conseguiu foi um remate de meia distância de Tozé, aos 33 minutos, para a defesa de Rui Patrício.
O nulo ao intervalo castigava, por um lado, a ineficácia na concretização do Sporting, e, por outro, premiava a entreajuda e a combatividade do Moreirense, equipa que, aos 53 minutos, introduziu a bola na baliza de Rui Patrício, mas, após a consulta do vídeo-arbitro, o árbitro Tiago Martins anulou o golo de Bilel Aouacheria, depois deste ter dominado a bola com a mão instantes antes do remate.
Aos 57 minutos, Rui Patrício, com uma defesa 'in extremis', negou o golo a André Micael e, na resposta, foi a fez de Jhonatan pagar com a mesma moeda a tentativa de Gelson.
A expulsão de Petrovic, aos 61 minutos, complicou as contas de Jorge Jesus, que tinha feito entrar instantes antes o jovem Rafael Leão para o lugar de Montero, e foi obrigado a tirar Bryan Ruiz, aos 69, e a estrear Misic, para dar consistência ao meio campo.
Com um jogador a menos e com o nulo no marcador, o Sporting encostou o Moreirense ao último terço do terreno, começou a jogar de forma direta para a área e colocou Coates como segundo ponta de lança no apoio a Doumbia.
Tal como em Tondela, o golo da vitória acabaria por chegar no tempo de compensação. Aos 90+2 minutos, Gelson Martins, com um remate de trivela, levou a melhor sobre o guarda-redes Jhonatan. A bola acabaria por bater em André Micael e trair o guarda-redes do Moreirense, lanterna-vermelha do campeonato, com 19 pontos.
Com este resultado, o Sporting mantém o terceiro lugar da I Liga com 59 pontos, os mesmos que o Benfica, segundo, e contínua a cinco do líder FC Porto, adversário de sexta-feira no jogo que abre a 25.ª jornada, agendado para o Estádio do Dragão, às 20:15.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.