O Arsenal ''tropeçou'' hoje no estádio do Portsmouth, ao empatar 0-0 no jogo de encerramento da 19ª jornada do campeonato inglês de futebol, e viu-se ultrapassado na liderança pelo Manchester United, impulsionado pelos golos do português Cristiano Ronaldo.
A equipa londrina foi incapaz de marcar no terreno do sétimo classificado da prova e de evitar a ultrapassagem dos ''red devils'', que golearam no ''boxing day'' no estádio do Sunderland, por 4-0, e assumiram o comando com um ponto de vantagem sobre o Arsenal.
Numa jornada em que o português Ricardo Carvalho esteve em destaque pela negativa no sensacional Chelsea-Aston Villa (4-4), ao ser expulso por uma entrada violenta, Ronaldo voltou a brilhar no triunfo do Manchester United, ao marcar o terceiro golo, cimentando a liderança dos ''artilheiros'', com 12 tentos.
Os ''red devils'' voltaram a contar com a inspiração do avançado luso, que marcou aos 45 minutos, de livre directo, num jogo em que Rooney abriu o activo, aos 20, e o francês Saha bisou (30 e 86, o segundo de grande penalidade a punir falta sobre o português Nani).
Num jogo muito emotivo, o Chelsea, com Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira no ''onze'', cedeu um empate 4-4 com o Aston Villa, que igualou o desafio já nos descontos e atrasou ainda mais a ex-equipa de José Mourinho na luta pelo título.
O conjunto de Avram Grant esteve a perder por 2-0, com dois golos de Maloney (14 e 44), mas deu a volta, permitindo, no entanto, a igualdade já na compensação, num lance polémico, com penalti e expulsão de Ashley Cole (pretenso corte com a mão em cima da linha de golo), aproveitado por Barry para igualar.
Além dos oito tentos, o desafio ficou marcado por três expulsões, a primeira para o defesa central forasteiro Knight (45 minutos), que permitiu a Shevchenko reduzir de penalti (2-1).
Ricardo Carvalho foi expulso aos 80 minutos, quando se registava um empate 3-3 - Shevchenko e Alex, aos 50 e 66, deu vantagem ao Chelsea, mas Laursen empatou aos 72 -, resultado desfeito pelo alemão Michael Ballack (88), antes do tento ''fora de horas'' de Barry.
O Liverpool começou na frente na visita ao Derby County, com Fernando Torres a ''facturar'' aos 12 minutos, mas McEveley empatou aos 67 e os pupilos de Rafael Benitez apenas arrancaram os três pontos no ultimo minuto, com um golo do ''capitão'' Gerrard.
LUSA