loading

Bwin Liga: Bonfim e Bessa agitam emoções no fecho da primeira volta

As visitas do Benfica ao Vitória de Setúbal e do Sporting ao Boavista “agitam” sábado a 15ª e última jornada da primeira volta da Liga portuguesa de futebol, a primeira do ano civil de 2008.

Bwin Liga: Bonfim e Bessa agitam emoções no fecho da primeira volta

Depois de duas semanas de paragem, em virtude da quadra natalícia, o campeonato português regressa para fechar a primeira metade da prova, com o cenário iminente de o FC Porto, que recebe domingo a Naval, dilatar ainda mais a vantagem para a concorrência.

Os bicampeões nacionais tiveram duas semanas para “digerir” a primeira derrota no campeonato, sofrida na Choupana, diante o Nacional (1-0), e contam este fim-de-semana com a vantagem adicional de jogarem um dia depois dos dois grandes rivais, já com conhecimento do desfecho das duas exigentes visitas dos lisboetas.

O Vitória de Setúbal, “carrasco” do Benfica na nova Taça da Liga, partilhava, há pouco mais de um mês, o estatuto de invicto no campeonato com FC Porto e Benfica e só perdeu essa condição na 11ª jornada, quando foi derrotado no Dragão (2-0).

Três jornadas depois, já não existem equipas sem derrotas, mas os sadinos são das poucas equipas que ainda não perderam em casa (tal como FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães), um dado que reforça a expectativa de grandes dificuldades para o Benfica, obrigado a recuperar, em “meio campeonato”, a desvantagem de sete pontos para o FC Porto.

No plano teórico, o Sporting, a nove pontos do líder, terá uma missão ligeiramente mais acessível, já que visita um Boavista ainda em crise desportiva (é antepenúltimo) e financeira, embora os “axadrezados”, que só começaram a vencer na 11ª jornada, tenham ganho os dois últimos jogos disputados no Bessa (ao Guimarães, por 3-2, e à Naval, por 2-0).

Um dia depois, o FC Porto disputa o primeiro de dois jogos consecutivos em casa, onde, em seis encontros, desperdiçou apenas dois pontos (empate 1-1 com o Belenenses, à nona jornada), recebendo agora a Naval, que chega ao Dragão após dois desaires consecutivos.

No domingo, o Vitória de Guimarães tenta dar continuidade na Reboleira, frente ao Estrela da Amadora, ao estatuto de maior surpresa desta edição do campeonato, mas para isso tem também de inverter a série menos positiva em jogos fora de casa (perdeu três - Alvalade, Bessa e Dragão - das últimas quatro visitas).

No mesmo dia, a última jornada da primeira volta proporciona o confronto directo entre os dois “aflitos” da zona de descida. O Paços de Ferreira, penúltimo e a quatro pontos da “salvação”, recebe na Mata Real a “lanterna vermelha” União de Leiria, já com o dobro do atraso para a zona que assegura a manutenção.

Ainda domingo, o Marítimo recebe o Leixões, um dia antes de Belenenses e Nacional fecharem a jornada no Restelo. As honras de abertura da ronda de encerramento da primeira volta cabem a Académica e Sporting de Braga, que jogam sexta-feira em Coimbra.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?