O Trofense sagrou-se hoje ''campeão'' de Inverno da Liga de Honra de futebol, ao terminar isolado no primeiro lugar, após vencer o Portimonense e beneficiar da derrota caseira do Rio Ave com o Feirense, na 15ª jornada.
A ronda não podia ter sido mais proveitosa para o Trofense, pois foi a única equipa a vencer entre os sete primeiros classificados, pelo que ampliou a vantagem para todos os seus mais directos adversários.
Trofense e Rio Ave partiram para o derradeiro jogo da primeira volta empatados a 26 pontos, mas enquanto o líder ganhou em casa, com dificuldade, ao ''lanterna vermelha'' Portimonense por 1-0, o Rio Ave foi surpreendido pelo Feirense (era 12º), em Vila do Conde, pelo mesmo resultado.
Um golo tardio de Pinheiro (85 minutos), de grande penalidade, ditou o êxito do Trofense, num encontro em que sentiu imensas dificuldades para ultrapassar o aflito Portimonense, que assim chega a meio do campeonato em último lugar.
O Rio Ave, na altura reduzido a 10 unidades devido à saída de Henrique, alegadamente com lesão grave, esteve mal na finalização e foi penalizado já nos descontos com um golo em contra-ataque marcado por Gaby (92).
O Vizela perdeu por 1-0 na visita ao Olhanense e continua no terceiro lugar, com 25 pontos, a quatro do comandante e igualado com o Gil Vicente, que sábado empatou 0-0 na visita ao Beira-Mar, que soma 22.
Com os mesmos 22 pontos estão Estoril e Santa Clara: os ''canarinhos'' cederam em casa um empate 2-2 com o Fátima, enquanto os açorianos foram derrotados por 3-1 na visita ao Freamunde, que assim ficou a apenas um ponto.
Este jogo ficou marcado pela polémica e o Santa Clara promete fazer uma exposição à Comissão de Arbitragem por considerar que o primeiro golo do Freamunde foi obtido em situação de fora de jogo e o penalti que resultou no terceiro tento não existiu, alegando ainda que lhe foi mal anulado um golo.
LUSA