O extremo Hélder Barbosa, que ainda no domingo defendeu as cores da Académica no empate com o Sporting (1-1), afirmou hoje estar preparado para jogar já sábado pelo FC Porto.
Hélder Barbosa, que falava antes do treino dos ''dragões'', no Olival, referiu que não terá ''qualquer problema'' se for convocado por Jesualdo Ferreira para o jogo com o Desportivo das Aves, da quinta eliminatória da Taça de Portugal.
''Sinto-me perfeitamente ambientado, até porque já conhecia este grupo de jogadores'', referiu o jogador, que regressa ao Dragão, após empréstimo à Académica, para colmatar a ausência do marroquino Tarik Sektioui, na CAN2008.
O internacional sub-21, que somou alguns minutos no título alcançado pelos portistas em 2005/06, sob a batuta de Co Adriaanse, sente-se ''perfeitamente ambientado'', até porque saiu do FC Porto há apenas ano e meio.
''Há muitos jogadores desse tempo que continuam cá, por isso este regresso foi bastante fácil'', referiu Hélder Barbosa, acrescentando que conhece bem praticamente todos os jogadores do plantel.
Tido, para já, como a única movimentação dos portistas no mercado de Inverno, Hélder Barbosa não se manifestou surpreendido pelo regresso até porque ''sabia que isso podia acontecer mais cedo ou mais tarde''.
O objectivo do jogador é constituir-se como opção válida do treinador Jesualdo Ferreira, embora tenha consciência da diferença de grandezas entre a Académica e o FC Porto, e trabalhar para conquistar um espaço.
''A Académica e o FC Porto são emblemas com objectivos muito distintos'', disse Hélder Barbosa, que pretende, apesar do plantel ''azul e branco'' ser ''muito forte'', conquistar ''um estatuto importante na equipa''.
Ainda de acordo com o extremo, a concretização desse objectivo passa apenas de si: ''o que vai ser importante é eu trabalhar bem'', tal como Jesualdo Ferreira lhe pediu à chegada à ''oficina'' dos campeões nacionais.
Hélder Barbosa reconhece que a ausência de Tarik Sektioui, que rotulou de ''grande jogador'', que irá representar Marrocos na CAN2008, poderá ter contribuído para acelerar o regresso ao plantel portista.
''Tenho muito ainda a aprender'' e esta é ''uma grande oportunidade para mostrar o meu valor'', referiu o jogador, que agradeceu a confiança do ''mister'' no aval do regresso a este ''grupo de campeões''.
LUSA