O Sporting parte para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol em desvantagem (1-0) face ao FC Porto, mas o ex-jogador Tonel acredita ainda na passagem dos 'leões' à final do Jamor.
"O Sporting tem de fazer o seu jogo. Se conseguir fazer um jogo de extrema competitividade e concentração, de alto nível, acredito que pode passar o FC Porto, mas só estando a um nível muito alto, porque o FC Porto é uma equipa perigosa, que explora muito a transição e a profundidade e sabe que se fizer um golo fica tudo mais fácil", afirma.
Em declarações à agência Lusa, o antigo central do clube de Alvalade lembra que à formação orientada por Jorge Jesus "só interessa um resultado, a vitória" e relativiza o desgaste físico de um lado e do outro da contenda. Por outro lado, realça o peso que o fator motivacional pode ter na decisão da eliminatória.
"O FC porto tem alguma vantagem por ter ganho os três pontos no clássico [com o Benfica]. Para os jogadores é importante, porque dá confiança, moraliza e nesta altura estão super-motivados, pois têm a possibilidade de conquistar os dois troféus mais importantes a nível nacional", disse.
Por conseguinte, Tonel apela à equipa 'leonina' para defender bem e atacar rapidamente o golo que possa dar o empate na meia-final, para assim colocar pressão sobre o adversário, contando também para isso com o 'empurrão' das bancadas do Estádio José Alvalade.
"Vai ser importante o Sporting não sofrer golos. Assim estará muito mais perto de poder passar esta eliminatória. Se o Sporting sofrer um golo já terá de fazer três, porque o 2-1 não chega. É muito importante não sofrer golos e tentar empatar logo que possível. Depois, está tudo em aberto, com o Sporting a jogar em casa perante os seus adeptos", explicou.
O antigo central do Sporting manifesta ainda a sua confiança num "bom espetáculo, com intensidade e concentração máximas" e sublinha a importância que os dois treinadores - Jorge Jesus e Sérgio Conceição - vão ter em diferentes níveis na definição da eliminatória.
"O [Jorge] Jesus é um treinador que trabalha muito bem a nível tático com os jogadores, tem uma grande perceção e leitura dos momentos do jogo. Já o Sérgio [Conceição] é um treinador muito motivador, que leva consigo um balneário. É claro que também há qualidade de trabalho, mas a parte motivacional é muito importante e o Sérgio é bom nesse aspeto", finalizou.
O embate da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal entre o Sporting e o FC Porto está marcado para esta quarta-feira, às 20:30, no Estádio José Alvalade.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.