O FC Porto bateu hoje o ''secundário'' Desportivo das Aves (2-0) e juntou-se aos rivais Benfica e Sporting nos oitavos-de-final da Taça de Portugal de futebol, em que já estão Setúbal, Moreirense e o isento Valdevez.
O argentino Farias, com o seu segundo golo nos dois últimos encontros, inaugurou o marcador aos 31 minutos, e Quaresma, aos 92, estabeleceu o resultado final a favor do bicampeão e líder destacado da Liga, face ao 14º classificado da Liga de Honra.
O Sporting, detentor do troféu, com uma goleada de 4-0 imposta ao ''pequeno'' Lagoa, também garantiu um lugar na fase seguinte, com tentos de Moutinho (oito minutos), Abel (57), Tero (72, na própria baliza) e Gladstone (88).
A maioria dos espectadores presentes no Estádio José Alvalade puderam comemorar o primeiro triunfo da equipa ''leonina'' em 2008, após três partidas sem ganhar, diante do nono classificado da Série D da II Divisão (terceiro escalão).
No Estádio da Luz, o paraguaio Oscar Cardozo marcou o tento dos ''encarnados'', aos 51 minutos, inutilizando o esforço do Feirense, 10º classificado da Liga de Honra, e mascarando a fraca exibição do segundo classificado do primeiro escalão, que também se estreou a vencer este ano.
No Bonfim, a equipa de Setúbal, em quinto lugar no campeonato principal, só aos 95 minutos conseguiu superiorizar-se à ''lanterna vermelha'' União de Leiria, com um golo do brasileiro Matheus, que se despediu da melhor forma, pois vai regressar ao Sporting de Braga, findo o empréstimo aos sadinos.
O Moreirense, oitavo da Série A da II Divisão, eliminou o Beira-Mar, vencedor da prova em 1999 e oitavo classificado da Liga de Honra, graças a um golo obtido aos 54 minutos pelo filho do antigo avançado de Vitória de Guimarães e Sporting Paulinho Cascavel, que utiliza apenas o apelido do pai.
Os restantes nove encontros desta ronda disputam-se domingo e os 15 ''sobreviventes'' saberão terça-feira a sua sorte na fase seguinte, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa.
LUSA