Um cabeceamento certeiro de Hurtado, aos 90+2 minutos, permitiu hoje ao Vitória de Guimarães derrotar o Moreirense por 1-0, num dérbi que abriu a 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Após um jogo 'pobre' ao longo dos 90 minutos, o médio peruano materializou o ligeiro ascendente do Vitória com um golpe de cabeça ao segundo poste, após cruzamento de Konan, e permitiu à sua equipa ascender provisoriamente ao oitavo lugar, com 40 pontos.
Já o Moreirense viu interrompido um ciclo de três jogos sem derrotas e continua no 13.º lugar com 32 pontos, mais cinco do que o Feirense, 17.º, e seis do que o Estoril Praia, 18.º, equipas que, nesta ronda, vão, respetivamente, defrontar Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves, também envolvidos na 'batalha' pela permanência.
Com quatro 'caras' novas face ao 'onze' da derrota com o Feirense (2-1) - entraram o lateral Sacko, o médio Wakaso e a dupla atacante formada por Oscar Estupiñán e Junior Tallo -, os vitorianos criaram a primeira ocasião aos três minutos, quando Héldon chegou à linha final pela esquerda e atrasou para o 'disparo' de primeira de Raphinha, por cima.
Perante um Moreirense que, na fase inicial, procurou circular a bola e manter o ritmo de jogo mais pausado, os anfitriões privilegiaram as saídas em velocidade para o ataque e voltaram a criar perigo, num lance em que Óscar Estupiñán por pouco não 'roubou' a bola ao guardião adversário (12 minutos).
Com as equipas cada vez mais incapazes de construir, registaram-se apenas dois lances de relevo até ao intervalo, ambos para o Vitória: Iago Santos bloqueou, aos 31 minutos, um cruzamento de Héldon para o desvio final de Estupiñán, o mesmo avançado que, aos 36, atirou para as mãos de Jhonatan, já na pequena área.
O ritmo aumentou no início da segunda parte, com Óscar Estupiñán a aparecer novamente, com um cabeceamento ao lado perto da baliza, aos 48 minutos, após cruzamento tenso de Konan.
O ponta de lança colombiano, que já não atuava pela equipa principal do Vitória desde fevereiro - tem sido mais utilizado na equipa B, da II Liga -, teve de ser substituído por Hurtado aos 56 minutos, após ter ficado momentaneamente inconsciente num choque com Iago Santos, seis minutos antes.
O jogo tornou-se dividido, com os anfitriões a circularem a bola, mas com muita lentidão, e os 'cónegos' a tentarem contra-atacar, mas sem perigo. O único lance de perigo do Moreirense ao longo da partida ocorreu aos 59 minutos, quando Miguel Silva teve de esticar o braço direito para impedir o golo num cabeceamento que sofreu um desvio.
O Vitória melhorou no último quarto de hora, com Wakaso a rematar a centímetros do poste esquerdo, aos 80 minutos, e Hurtado a cabecear à malha lateral, aos 82, antes de 'afinar a pontaria' nos descontos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.