O Vitória de Guimarães qualificou-se hoje para os oitavos-de-final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Nacional por 1-0, no Estádio D. Afonso Henriques, confirmando o bom momento de forma, apesar de exibição menos conseguida.
As duas equipas já se tinham defrontado em Guimarães, na quinta jornada da Liga, e o resultado repetiu-se, hoje graças ao golo solitário de Flávio Meireles, aos 22 minutos, apesar de os minhotos apresentarem um futebol alguns ''furos'' abaixo do habitual.
Os madeirenses foram sempre perigosos no contra-ataque durante a primeira parte e, principalmente no segundo tempo, assumiram as ''despesas'' do jogo, ainda sem produzirem muitas oportunidades de golo.
O Nacional até começou melhor, tendo-lhe pertencido a primeira ocasião para marcar: Juliano trabalhou bem na esquerda, assistiu Lipatin, que rematou um pouco por cima da barra da baliza anfitriã.
Escassos minutos depois, aos 22, o Vitória de Guimarães adiantou-se no marcador, através de um subtil remate de cabeça de Flávio Meireles, que desviou da melhor forma um livre de Desmarets.
O melhor momento da equipa da casa surgiu após o golo inaugural, com João Alves, aos 28 minutos, Fajardo, aos 30, e Luciano Amaral, aos 35, a desperdiçarem boas oportunidades para dilatar o marcador.
Na segunda parte, o Vitória de Guimarães controlou a partida, ainda que concedendo a iniciativa de jogo ao Nacional, mas os jogadores insulares nunca criaram grande perigo para a baliza de Nilson.
O Vitória de Guimarães podia ter sentenciado o jogo aos 82 minutos, pelo recém-entrado Targino, o qual, isolado por Alan, rematou para uma defesa apertada do guardião nacionalista.
Ficha do Jogo:
Equipas:
- Vitória de Guimarães: Nilson, Andrezinho, Sereno, Geromel, Luciano Amaral, Flávio Meireles, João Alves, Fajardo (Ghilas, 72), Desmarets, Alan (Moreno, 90+2) e Miljan (Targino, 77).
(Suplentes: Serginho, Radanovic, Moreno, Tiago Ronaldo, Carlitos, Ghilas e Targino).
- Nacional: Rafael, Patacas, Ricardo Fernandes, Cardozo, Alonso, Cléber, João Coimbra (Zé Vítor, 57), Juliano, Juninho (Rodrigo, 70), Edson (Adriano, 63) e Lipatin.
(Suplentes: Diego, Rodrigo, Adriano, Cássio, Zé Vítor, Felipe Lopes, Pedro Pita).
Árbitro: Paulo Costa, do Porto.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Cardozo (12), Juninho (36), Luciano Amaral (40), João Coimbra (54), Flávio Meireles (69), Miljan (71), Sereno (75), Patacas (81).
Assistência: 11.560 espectadores.
LUSA