A Académica do Porto Novo recebeu e venceu hoje o Sal Rei da Boavista por 2-1, em jogo da quinta jornada do Grupo A do campeonato cabo-verdiano, e deixou tudo para decidir na última ronda.
No outro jogo do Grupo A, o Mindelense de São Vicente e a Académica da Praia empataram a zero, o mesmo resultado que aconteceu na primeira volta em jogo disputado na cidade da Praia.
Com estes resultados, o Mindelense mantém a liderança do grupo, agora com nove pontos, e só precisa vencer o Sal Rei (dois pontos) na última jornada para continuar nessa posição e garantir o apuramento para as meias-finais.
Já as duas Académicas somam oito pontos cada e defrontam-se no próximo fim de semana e vão espreitar um deslize do Mindelense para ainda uma das duas chegar às meias-finais da prova.
Os jogos dos outros dois grupos estão marcados para domingo.
No Grupo B, quem poderá garantir o apuramento é o Foguetões de Santo Antão Norte (oito pontos), mas para isso precisa vencer a Morabeza da Brava (quatro pontos).
No outro jogo do grupo, o Belo Horizonte de São Nicolau vai receber o Scorpion de Santa Cruz, duas equipas com cinco pontos cada e que ainda sonham com o apuramento para as meias-finais.
No Grupo C, o atual campeão nacional Sporting da Praia (quatro pontos) tem um jogo decisivo com o Barreirense do Maio (quatro pontos), em que só a vitória interessa a ambas as equipas para manterem viva as hipóteses de apuramento.
A liderança do grupo é repartida entre as equipas da Palmeira do Sal e do Vulcânico do Fogo, ambas com sete pontos, e que se defrontam.
A fase de grupos do campeonato cabo-verdiano decorre até 12 de maio, em que se apuram para as meias-finais os vencedores de cada grupo e o melhor segundo classificado de todos os grupos.
Segue-se depois o sorteio das meias-finais, com jogos marcados para 19 e 26 de maio.
A final do campeonato nacional de futebol em Cabo Verde será no dia 03 de junho, no Estádio Municipal do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.