O Egipto, detentor do troféu, e a Zâmbia iniciaram hoje a sua participação na Taça Africana das Nações (CAN2008) com goleadas, a exemplo do que fizera na véspera Marrocos, outra das selecções favoritas na competição que se disputa no Gana.
Destaque, neste primeiro dia do grupo C, para os 4-2 do Egipto aos Camarões, que já foram uma das selecções mais temidas do continente africano.
Em Kumasi apenas Samuel Eto'o, estrela do Barcelona, deu nas vistas pelos Camarões, ao bisar, passando a ter 13 golos no conjunto de todas as CAN, a um apenas do recorde do marfinense Laurent Pokou.
O benfiquista Binya entrou aos 31 minutos, quando os ''leões indomáveis'' já perdiam por 2-0, mas ''ainda foi a tempo'' de ver um cartão amarelo.
Os egícios Mohamed Zidan e Abed Hosni também bisaram, aparecendo na lista de melhores marcadores a par de Eto'o e a um golo de Alloudim de Marrocos, protagonista de um ''hat-trick'' na véspera.
No outro jogo de hoje a Zâmbia impressionou pela qualidade de jogo de todos os seus sectores, não dando qualquer hipótese ao Sudão, que em princípio é a equipa mais frágil do grupo.
James Chamanga, Jacob Mulenga e Felix Katongo marcaram os golos zambianos contra o Sudão.
LUSA