Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, após o jogo Vitória de Guimarães-FC Porto (0-1), da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje em Guimarães.
"Ambição determinação e paixão [foram características decisivas para o título e o recorde de pontos na I Liga]. Está visto o que foi a ambição da equipa. Trabalhámos sempre. O fim de semana era um reflexo do que se passava durante a semana, da determinação e da paixão enorme pelo que fazia. Acreditava na mensagem, nas diferentes preparações para os jogos, no criar a identidade para a equipa.
Sabem o que sinto por este clube. Tendo mais um ano de contrato, não vejo o porquê das perguntas [sobre o futuro]. Os jogadores são falados, os treinadores são falados, os dirigentes são falados. Num passado bem recente, tivemos um a saída de um dirigente FC Porto que hoje trabalha em França [Antero Henrique, no PSG]. O FC Porto é uma grande instituição. Toda a gente aqui está sujeita a ser falada.
O mais importante é festejar junto dos adeptos, fundamentais nesta conquista, no acreditar. A saída para Lisboa tocou toda a gente. Essa envolvência com a equipa foi determinante. As pessoas têm que desfrutar e festejar, e começar a preparar o futuro próximo do FC Porto.
Foi um bom jogo. Fomos sempre superiores. Tivemos mais posse de bola, mais remates. Na primeira parte, houve uma ou outra saída em que não estivemos tão bem no equilíbrio defensivo, e o Vitória criou perigo. Mas controlámos o jogo de todas as maneiras, criámos mais ocasiões e fomos a melhor equipa. Hoje, foi o reflexo da época. Fomos uns justos vencedores".