O Sporting de Braga e o Belenenses abriram hoje a 17ª jornada da Liga portuguesa de futebol com um empate (1-1), resultado que acaba por desagradar às duas formações.
Após duas semanas marcadas pela polémica em redor do camaronês Meyong, que foi utilizado irregularmente no embate com a Naval 1º de Maio, o que pode custar seis pontos aos ''azuis'' do Restelo, o Belenenses precisava de um triunfo para levantar a moral e até esteve em vantagem, com o golo de Rolando aos 39 minutos.
Os ''arsenalistas'', por seu turno, estavam necessitados de uma vitória para reentrarem no grupo da frente, mas o melhor que conseguiram foi o golo do austríaco Roland Linz, aos 66, que assim evitou a derrota da sua equipa e reforçou o seu segundo posto na lista de melhores marcadores, com nove tentos, a quatro do melhor, o argentino do FC Porto Lisandro Lopez.
A ronda prossegue sábado com o interessante Vitória de Guimarães-Benfica, uma partida em que os vimaranenses podem ascender ao segundo posto caso vençam os ''encarnados'', enquanto o conjunto orientado pelo espanhol José António Camacho precisa de vencer para segurar o seu segundo posto e ficar a aguardar pelo desfecho do ''clássico'' de domingo.
Com efeito, o Sporting-FC Porto constitui o grande jogo da ronda, numa partida em que os ''leões'' apenas podem pensar na vitória, não só para minimizar a enorme desvantagem (14 pontos) para os ''dragões'', lideram confortavelmente a prova, mas também para se manterem colados a Guimarães e Benfica.
Por seu turno, o FC Porto pode dar significativo passo rumo ao terceiro título consecutivo, caso vença em Alvalade, mas o próprio empate não será de todo desagradável, já que os portistas poderão manter a segura vantagem que detêm.
LUSA