O Egipto deu um importante passo para qualificar-se para os quartos-de-final da Taça das Nações Africanas (CAN2008) ao derrotar o Sudão, por 3-0, em Kumasi, Ghana.
A selecção dos ''faraós'' dominou sempre o encontro, tendo inaugurado o marcador, aos 29 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Abd Rabou, tendo aumentado a contagem com mais dois golos de Abu Tereika na recta final (77 e 83).
Os egípcios, campeões africanos em título, assumiram desta forma o comando do Grupo C, com seis pontos, à frente dos Camarões e da Zâmbia, com três cada.
Os Camarões marcaram os primeiros pontos ao golearem hoje a Zâmbia, por 5-1, com golos de Njitao (27 minutos), Job (31 e 82), Emana (44) e Eto’o (65 de grande penalidade). O único golo da Zâmbia foi apontado, aos 89 minutos, por Chris Katongo.
O tento apontado por Samuel Eto’o, o 14º em edições da CAN, permitiu ao camaronês igualar o recorde do marfinense Laurent Pokou (seis em 1968 e oito em 1970) no topo dos melhores “artilheiros” da competição.
O Sudão continua na última posição da “poule”, ainda sem qualquer ponto. No primeiro encontro perdeu com a Zâmbia também por 3-0.
LUSA