O treinador do Sporting, Jorge Jesus, vai disputar a quarta final da Taça de Portugal de futebol, quatro anos após a última em que participou e que lhe valeu o único troféu da prova rainha, pelo Benfica.
A ligação do experiente técnico, de 63 anos, à final do Jamor é sobejamente conhecida e o próprio já revelou, por mais do que uma vez, que se habituou, ao longo dos anos, a marcar presença no Estádio Nacional, juntamente com familiares e amigos.
Contudo, três dessas ocasiões foram especiais para Jesus, que, ao invés de assistir à final na bancada, fê-lo nos bancos de suplentes, orientando uma vez o Belenenses, precisamente contra o Sporting, e duas vezes o Benfica, diante de Vitória de Guimarães e Rio Ave.
A estreia do técnico numa final aconteceu em 2006/07, quando o conjunto do Restelo mediu forças com os ‘leões’, então orientados por Paulo Bento. Os ‘azuis’, que tinham jogadores como Costinha, Rolando, Cândido Costa, Silas, Zé Pedro, Rúben Amorim ou Dady, apenas cederam a três minutos do final, quando um cruzamento de Miguel Veloso encontrou o ‘inevitável’ Liedson, que não perdoou perante Costinha (1-0).
Seis anos depois, Jorge Jesus voltaria ao Jamor, para disputar a segunda final, já ao comando do Benfica, que tinha pela frente o Vitória de Guimarães, de Rui Vitória. O penoso final de temporada para os ‘encarnados’ teria um derradeiro capítulo, depois das derrotas com FC Porto e Chelsea.
Em 26 de maio de 2013, o Benfica iria adiantar-se no marcador, na primeira parte, graças a um golo fortuito do argentino Gaitán, mas no segundo tempo, e no espaço de dois minutos, os minhotos deram a volta ao marcador, por intermédio de Soudani e Ricardo Pereira (2-1).
O final da partida ficaria marcado pelo incidente entre Óscar Cardozo e o então técnico benfiquista, com o avançado paraguaio a empurrar Jesus em pleno relvado e apontando-lhe, literalmente, o dedo pela derrota.
Um ano volvido, Jorge Jesus voltaria ao Jamor, com o Benfica, para defrontar o Rio Ave, de Nuno Espírito Santo. Os ‘encarnados’ marcaram por Gaitán, aos 20 minutos, só que, dessa feita, não desperdiçaram a vantagem (1-0) e conquistaram mesmo a Taça de Portugal.
Essa seria a primeira e única Taça de Portugal arrecadada por Jorge Jesus, que, enquanto treinador, tem ainda três campeonatos nacionais, seis Taças da Liga e duas Supertaças.
Sporting e Desportivo das Aves disputam a final da 78.ª edição da Taça de Portugal, no domingo, no Estádio Nacional, a partir das 17:15.
As três presenças de Jorge Jesus na final da Taça de Portugal:
2006/07
Jogo no Estádio Nacional, no Jamor.
Belenenses - Sporting, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Liedson, 88 minutos.
Equipas:
Belenenses: Costinha, Amaral (Carlitos, 88), Nivaldo, Rolando, Rodrigo Alvim, Sandro Gaúcho, Ruben Amorim (Fernando, 72), Cândido Costa, José Pedro, Silas (Garcès, 75) e Dady.
(Suplentes: Marco Gonçalves, Gaspar, Roma, Djurdjevic, Carlitos, Fernando e Garcès).
Sporting: Ricardo, Abel, Polga, Caneira, Tello (Tonel, 66), Miguel Veloso, Nani, João Moutinho, Romagnoli (Custódio, 92), Alecsandro (Yannick Djaló, 70) e Liedson.
(Suplentes: Tiago, Tonel, Yannick Djaló, Farnerud, Custódio, João Alves e Paredes).
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Nani (74) e Garcés (95).
Assistência: 37.400 espectadores.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
2012/13
Jogo no Estádio Nacional, em Lisboa.
Benfica - Vitória de Guimarães, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Gaitán, 30 minutos.
1-1, Soudani, 79.
1-2, Ricardo, 81.
Equipas:
Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, André Almeida, Matic, Salvio, Enzo Pérez (Aimar, 87), Gaitán (Rodrigo, 83), Cardozo (Urreta, 70) e Lima.
(Suplentes: Paulo Lopes, Aimar, Rodrigo, Urreta, Melgarejo, Jardel e André Gomes).
Treinador: Jorge Jesus.
Vitória de Guimarães: Douglas, Kanú (Marco Matias, 64), Paulo Oliveira, El Adoua, Addy, Leonel Olímpio (Crivellaro, 77), André, Tiago Rodrigues, Ricardo, Amido Baldé (N'Diaye, 90+2) e Soudani.
(Suplentes: Assis, N'Diaye, João Ribeiro, Marco Matias, Barrientos, Alex e Crivellaro).
Treinador: Rui Vitória.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Matic (34), Enzo Pérez (41), Amido Baldé (71) e Addy (74).
Assistência: 36.850 espetadores.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
2013/14
Jogo no Estádio Nacional, em Oeiras.
Benfica - Rio Ave, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Gaitán, 20 minutos.
Equipas:
Benfica: Oblak, Maxi Pereira, Luisão, Garay, André Almeida, Rúben Amorim (André Gomes, 56), Salvio, Enzo Pérez, Gaitán (Cardozo, 87), Rodrigo (Lazar Markovic, 66) e Lima.
(Suplentes: Artur, Cardozo, Funes Mori, André Gomes, Jardel, Lazar Markovic e Iván Cavaleiro).
Treinador: Jorge Jesus.
Rio Ave: Ederson, Lionn, Marcelo, Rodríguez, Edimar, Pedro Santos (Hassan, 80), Tarantini, Filipe Augusto, Ukra, Rúben Ribeiro (Diego Lopes, 67) e Braga (André Vilas Boas, 89).
(Suplentes: Ventura, Hassan, Diego Lopes, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Nuno Lopes e Roderick).
Treinador: Nuno Espírito Santo.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Santos (30), Rúben Ribeiro (45), Lima (54), Braga (56), Rodríguez (após o apito final) e Lionn (após o apito final). Cartão vermelho direto para Lionn (após o apito final).
Assistência: 37.150 espetadores.