O Marítimo isolou-se hoje no quinto lugar da Liga portuguesa de futebol com uma vitória sobre o Boavista, por 2-0, para a qual Makukula contribuiu com o primeiro golo, na sua possível despedida do clube insular.
A caminho do Benfica, o avançado luso-congolês, internacional por Portugal, abriu o marcador, aos 33 minutos, antes de Djalma ampliar, aos 44, e estabelecer o resultado final antes do intervalo, na partida que encerrou a 17ª jornada.
Com o jogo controlado e o quinto posto garantido, mercê dos empates de Vitória de Setúbal (6º) e Sporting de Braga (7º), o técnico Sebastião Lazaroni fez entrar Bruno Fogaça aos 77 minutos para o lugar de Makukula, proporcionando uma ovação ao avançado, que pareceu despedir-se dos Barreiros, depois do sétimo golo no campeonato.
Enquanto o Marítimo entrou na zona de acesso às competições europeias, com 28 pontos, menos dois do que o Vitória de Guimarães, o Boavista (11º) perdeu oportunidade de dar mais um pulo na tabela, depois de duas vitórias consecutivas e quatro jogos sem derrotas.
A jornada ficou marcada pelo triunfo do Sporting, que no domingo impôs a segunda derrota ao líder FC Porto (2-0) na Liga e recuperou o terceiro lugar, depois da derrota caseira de sábado do Vitória Guimarães (1-3) ante o Benfica.
Golos de Vukcevic (12) e Izmailov (14) selaram o êxito dos ''leões'', que, mesmo assim, ficaram ainda a distantes 11 pontos dos ''dragões'' e a três das ''águias''.
LUSA