O médio do Mónaco Rony Lopes, afirmou hoje que Portugal tem condições para ganhar o Mundial, que se vai disputar na Rússia entre 14 junho e 15 de julho.
Instado pela agência Lusa, em Vila Nova de Poiares, concelho do distrito de Coimbra, onde se iniciou na prática da modalidade, o jogador português de origem brasileira fez votos para que a seleção nacional “pelo menos passe a fase de grupos” do campeonato do mundo.
Na sua opinião, “é possível” a Portugal sagrar-se campeão do mundo: “Estou como todos os portugueses a torcer por fora, para a seleção venha a fazer um excelente campeonato.”
“Respeito a decisão do treinador, mas nada posso fazer em relação à convocatória”, declarou o jovem atleta, de 22 anos, para realçar que teve “uma época bastante positiva” e que fez “um bom trabalho” na equipa do Mónaco.
Com contrato para mais um ano no Mónaco, Rony Lopes espera que “a próxima época seja ainda melhor” e admite vir a “ter oportunidade” de envergar futuramente a camisola 'verde rubra' num Mundial.
“Ainda tenho tempo de ir à seleção”, disse à Lusa no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, ao apresentar o III Torneio Rony Lopes (escalão de infantis), que vai decorrer na vila, no Estádio Municipal Rui Manuel Lima, no domingo, com a participação de oito clubes da região centro.
Na conferência de imprensa, intervieram também o presidente da Câmara local, João Miguel Henriques, e o diretor do torneio, Rogério Lima.
Rogério Lima disse que se pretende "com o torneio proporcionar a todos os miúdos uma experiência que permita o contacto com a prática do desporto".
"Que o Rony seja um exemplo, pela humildade que desde sempre demonstrou. Queremos destacar os valores que devem sempre imperar no desporto, nomeadamente o fair play, a amizade, o respeito pelo próximo", sintetizou.
O torneio de infantis realiza-se no domingo, a partir das 09:30, no estádio municipal Rui Manuel Lima, em Vila Nova de Poiares.
Participam oito equipas, sobretudo da região de Coimbra, mas também de outras regiões do país.