São Petersburgo é a essência cultural da Rússia e o seu principal polo de atração turístico, com imenso legado patrimonial, cultural e artístico destacado pela UNESCO e na literatura de alguns dos mais afamados escritores universais.
Fundada por Pedro o Grande em 1703 e antiga capital imperial da Rússia (1713-1728 e 1732-1918), tem cerca de 4.000 monumentos históricos e culturais, com mais de 220 museus, 2.000 livrarias e bibliotecas, mais de 80 teatros, inúmeras galerias de arte e salas de exposição, cinemas e outros estabelecimentos culturais: anualmente, recebe mais de 100 festivais, mais de metade internacionais.
‘Petersburgo’ ou, simplesmente, ‘Peter’, como também é conhecida a bela e elegante segunda cidade do país, sempre viveu da grandeza do seu passado, inevitavelmente ligado aos czares, mas atualmente também é um polo de um certo ‘espírito revolucionário’ e artístico, ao qual ficaram ligados os ‘imortais’ autores Fiódor Dostoiévski, Alexander Pushkin e Nikolay Gogol, entre outros.
Com o objetivo de mostrar o crescente ‘status’ da Rússia imperial ao mundo, o czar chamou renomados arquitetos europeus que criaram uma urbe moderna, polvilhada de palácios e catedrais – destaca-se a do Sangue Derramado -, que ainda reinam no coração do centro histórico, de certa forma congelado no tempo.
Ao museu Hermitage, um dos mais famosos internacionalmente, e ex-líbris da nação, bastaria a beleza dos seus quatro sumptuosos palácios, palco de inúmeros espetáculos musicais e culturais, mas o seu vasto acervo de obras-primas é igualmente imperdível, pois aqui podemos encontrar o melhor da arte da Rússia, além de quadros dos principais pintores da humanidade ou legados como múmias egípcias.
O cognome de ‘Veneza do Norte’ não é ao acaso, já que o centro cresceu sobre canais alinhados com sumptuosas mansões e que se cruzam com praças imponentes, polvilhadas de palácios do estilo barroco e neoclássico: as pontes são perto de 350, que os roteiros turísticos exploram, chegando até às praias a norte, que 'beijam' o Golfo da Finlândia.
As famosas 'noites brancas' de verão animam a baixa quando o sol raramente se esconde na linha do horizonte, mas a verdade é que esta cidade aglutinadora de singular talento artístico é um destino estimulante em qualquer altura, sendo visitada a cada ano por cinco milhões de turistas.
Ficha de São Petersburgo.
Estado: Distrito Federal do Noroeste.
Área: 1.439 km2.
População: 5.300.000 habitantes.
Densidade populacional: 3.683 hab./km2.
Fundação: 1703.
Gentílico: petersburguês.
Altitude: três metros.
Distância para a capital: 710 quilómetros.
Alcunhas: a Veneza do Norte e Cidade dos Czares foi designada no passado de Petrogrado e Leningrado.
Principais clubes: Zenit e Dinamo S. Petersburgo.
Nota: Valores aproximados.