loading

Bwin Liga: Benfica empata com Nacional e fica a dez do FC Porto

O Benfica cedeu hoje um empate (0-0) na recepção ao Nacional, na 18ª jornada da Liga de futebol, perdendo mais terreno para o líder FC Porto, que goleou a União de Leiria.

Bwin Liga: Benfica empata com Nacional e fica a dez do FC Porto

A equipa “encarnada” concedeu o sétimo empate da temporada, quarto na condição de visitado, depois da vitória no reduto do Vitória de Guimarães (3-1), contabilizando agora 34 pontos, menos 10 do que os bicampeões, que golearam em casa o “lanterna vermelha” por 4-0.

O Benfica precisava de vencer para manter a distância pontual para o FC Porto e dilatar provisoriamente a vantagem de três pontos que tinha sobre o Sporting, terceiro (só entra em campo domingo, no Estádio do Restelo, frente ao Belenenses), mas o melhor que conseguiu foi o empate.

Com a ausência por lesão de Rui Costa e David Luiz e na impossibilidade de utilizar Ariza Makukula, o treinador José António Camacho voltou a utilizar o esquema “4-4-2”, com dois pontas-de-lança (Cardozo e Nuno Gomes).

Na baliza manteve-se Quim, com Luís Filipe, Luisão, Edcarlos e Nélson na defesa, um meio-campo com Petit, Maxi Pereira, Katsouranis e Di Maria no apoio aos avançados Nuno Gomes e Cardozo.

No Nacional, nono classificado à partida para a ronda, com 21 pontos, o técnico Pedrag Jokanovic apresentou a equipa em “4-5-1” com Rafael na baliza, Patacas, Cardozo, Ricardo Fernandes e Alonso na defesa, Cléber, Juninho, Edson, Juliano e Fábio Coentrão no meio-campo e Rodrigo na frente.

O Benfica, sem o organizador de jogo Rui Costa, demonstrou dificuldades nas transições ofensivas, permitindo ao Nacional realizar o primeiro remate, por Cléber, aos 10 minutos, sem incomodar Quim.

Aos 15 minutos, o extremo Fábio Coentrão, cedido por empréstimo à equipa madeirense pelo Benfica, vagueando pelas laterais, teve nova oportunidade para visar a baliza do Benfica, enviando a bola para as mãos do guarda-redes “encarnado”.

O defesa Luisão foi o alvo dos primeiros cruzamentos, na sequência de livres, de Di Maria e Petit, obrigando, na segunda tentativa (19 minutos), e depois de intensa luta com Ricardo Fernandes, a uma defesa com os pés de Rafael.

Também Quim foi obrigado por Edson a intervir, com dificuldade, num remate cruzado da direita do médio brasileiro, levando o guarda-redes a defender a bola, que passou perto da trave, para canto.

O Benfica começou a pressionar mais, possibilitando a Di Maria um remate por cima da baliza do Nacional, aos 23 minutos, repetindo, igualmente sem sucesso, a tentativa, aos 29, recuperando uma bola “perdida” de um canto longo.

Aos 41 minutos, um minuto depois da saída de Nuno Gomes, lesionado, já com Di Maria na frente de ataque junto a Cardozo, o argentino desperdiçou, isolado, o melhor lance da primeira parte, possibilitando a intervenção do guarda-redes brasileiro.

O segundo tempo começou com um lance de perigo do Benfica, num desvio de calcanhar de Katsouranis às malhas laterais da baliza adversária, depois de um canto de Petit.

Praticamente na resposta, também Rodrigo acertou nas redes da baliza de Quim, antes de Ricardo Fernandes cabecear um pouco ao lado da baliza “encarnada”, depois de cruzamento de Juliano.

Aos 70 minutos, o guarda-redes Rafel Bracalli segurou o empate para o Nacional, ao defender para canto um remate de fora da área de Maxi Pereira, na melhor ocasião do Benfica até à altura, já depois de Léo ter substituído Nelson.

Camacho fez entrar Mantorras (saiu Di Maria, aos 80 minutos), logo depois de Petit ensaiar novo remate à figura de Rafael Bracalli, que viu ainda o avançado angolano e o paraguaio Cardozo a dispararem por cima da sua baliza, nas últimas ocasiões de perigo da partida.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?