O bicampeão nacional e líder destacado da Liga portuguesa de futebol, FC Porto, visita domingo a Sertã, onde reside a grande surpresa da Taça de Portugal e último resistente do mais baixo escalão nacional.
Os ''dois grandes'' lisboetas têm tarefa mais complicada na sexta eliminatória da Taça, pois recebem clubes da Liga, com o detentor do troféu Sporting a jogar com o Marítimo e o Benfica a defrontar o Paços de Ferreira.
Antes da histórica recepção ao FC Porto, o Sertanense, derradeiro representante da III divisão, eliminou duas equipas da Liga de Honra (Penafiel e Portimonense).
A menos de duas semanas do regresso da Liga dos Campeões, o treinador ''azul e branco'', Jesualdo Ferreira, deverá deixar alguns dos habituais titulares de fora, como Helton, Bosingwa, Bruno Alves, Quaresma, Lucho Gonzalez ou Lisandro Lopez, já com muitos minutos esta temporada.
Menos possibilidade de rodar jogadores deverá ter o treinador do Sporting, Paulo Bento, que terá sábado um duro teste com o Marítimo, numa altura em que os detentores do troféu atravessam um período negativo.
Depois da vitória caseira sobre o FC Porto, o Sporting voltou a perder na Liga, frente ao Belenenses, caindo para a quarta posição, a 14 pontos do topo da tabela.
O Marítimo, que perdeu Makukula, a sua grande referência ofensiva, também vem de uma derrota em Coimbra, mas manteve a quinta posição a apenas quatro pontos dos ''leões''.
No primeiro encontro entre ambos os conjuntos esta temporada, o Sporting triunfou no Estádio dos Barreiros, por 2-1, com o montenegrino Vukcevic a apontar os golos do triunfo ''leonino''.
O jogo da Taça de Portugal surge apenas quatro dias antes da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, em que o Sporting vai defrontar os suíços do Basileia.
Tarefa teoricamente mais fácil terá sábado o Benfica, que defronta um Paços de Ferreira mais frágil que nas últimas épocas e que ocupa a antepenúltima posição da Liga.
Os segundos classificados da Liga não têm sido forte no seu próprio terreno, onde já desperdiçaram 11 pontos, mas os pacenses ainda não ganharam fora da Mata Real.
Na nona jornada da Liga, o Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-1, com o triunfo a ser garantido a quatro minutos dos 90, pelo grego Katsouranis.
Sem Nuno Gomes, que se lesionou frente ao Nacional da Madeira, o treinador do Benfica, José António Camacho, poderá estrear a dupla de ''gigantes'' no ataque - Cardozo e Makukula.
Depois de um empate caseiro com o Nacional da Madeira (0-0), na última jornada da Liga, as ''águias'' procuram com os pacenses ganhar um ímpeto positivo para a recepção ao Nuremberga quatro dias depois.
Em Setúbal, defrontam-se os dois Vitórias, com o de Guimarães moralizado pelo regresso ao terceiro lugar, depois da emocionante vitória sobre o Leixões, enquanto o conjunto da casa perdeu a oportunidade de subir ao quinto posto, ao perder com a Naval 1º de Maio.
Já este ano, os vimaranenses venceram no Estádio do Bonfim, por 1-0, depois de um empate a um golo na primeira volta.
Nos quartos-de-final haverá uma equipa da II divisão, uma vez que os dois resistentes do escalão se defrontam, com o Atlético de Valdevez a receber o Moreirense.
Os dois outros encontros da ronda colocam frente-a-frente equipas da Liga e da Liga de Honra, com a Naval 1º de Maio a receber o Rio Ave e o Leixões a visitar o Gil Vicente, enquanto o Estrela da Amadora ficou isento e já garantiu a presença na próxima ronda.
LUSA