O FC Porto, bicampeão nacional de futebol, goleou hoje por 4-0 na deslocação ao estádio do Sertanense, qualificando-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal e acabando com o sonho da equipa da III Divisão.
O avançado argentino Ernesto Farias foi o principal responsável pelo afastamento do único ''sobrevivente'' do quarto escalão, ao marcar dois dos quatro golos do líder da Liga principal, que actuou com vários habituais suplentes.
O Sertanense, pela luta que deu, merecia um golo de consolação, pois, apesar de o domínio do jogo ter pertencido ao FC Porto, nunca baixou os braços e atacou sempre enquanto pôde.
O clube da casa terminou o ''sonho lindo de ir ao Jamor'', para disputar a final da competição no Estádio Nacional, conforme era desejo do seu treinador, o brasileiro Eduardo Húngaro.
O encontro valeu também pela festa hoje vivida na modesta vila da Sertã, que hoje encheu o Estádio Dr. Marques dos Santos, obrigando a duplicar a sua capacidade para conter cerca de 7.000 espectadores.
Na primeira parte, o domínio pertenceu por inteiro aos campeões nacionais, que ameaçaram logo aos três minutos e inauguraram o marcador aos sete, pelo marroquino Tarik Sektioui, regressado da CAN2008, após assistência de Farias.
O Sertanense, por intermédio de Brito, ainda obrigou o guardião portista a uma grande defesa na marcação de um livre directo, mas, até ao fim da primeira parte, o FC Porto nunca encontrou rival.
Aos 36 minutos, os papéis inverteram-se a foi Sektioui que ofereceu o segundo golo a Farias, que voltou a marcou, mas o lance foi invalidado por alegado fora-de-jogo do avançado argentino e coube ao polaco Kazmierczak estabelecer o 3-0 aos 45, com um remate colocado.
Na segunda parte, os ''dragões'' entraram a todo o gás e Kazmierczak acertou no poste da baliza anfitriã, com a Sektioui a obrigar Leo Flores a defesa apertada, mas o guarda-redes não evitou que Farias fixasse o 4-0 final aos 49 minutos.
Nos últimos vinte minutos, o Sertanense tentou acercar-se da baliza portista para obter o ''golo de honra'', mas não conseguiu, embora Zâmbia e Vicente estivesse perto de desfeitear o guarda-redes Nuno.
Ficha do Jogo:
Marcadores:
0-1, Sektioui, 07 minutos.
0-2, Farias, 36.
0-3, Kazmierczak, 45.
0-4, Farias, 49.
- Sertanense: Leo Flores, David Facucho (Bruno Xavier, 45), Pedro Miguel, Anderson, Américo, Filipe Avelar (Daniel, 65), Brito, Leandro, Zâmbia, Hygor (Marco Farinha, 55) e Vicente.
(Suplentes: Fábio, Daniel, Maside, Bruno Xavier, Marco Farinha, Joca e Milforte).
- FC Porto: Nuno, João Paulo, Pedro Emanuel (Castro, 60), Stepanov, Lino, Paulo Assunção, Raul Meireles (Hélder Barbosa, 67), Kazmierczak, Mariano, Sektioui e Farias (Rabiola, 73).
(Suplentes: Ventura, Cech, Castro, Bolatti, Rabiola, Hélder Barbosa e Lisandro).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Leandro (64), Paulo Assunção (81), Rabiola (89).
Árbitro: Lucílio Baptista, de Setúbal.
Assistência: cerca de 7.000 espectadores.