loading

Taça Portugal: Cardozo marca dois na qualificação do Benfica

Um “bis” do suplente Cardozo, de penalti, e golos de Rui Costa e Nuno Assis garantiram hoje ao Benfica a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal de futebol, com um vitória por 4-1 sobre o Paços de Ferreira.

Taça Portugal: Cardozo marca dois na qualificação do Benfica

No Estádio da Luz, os “encarnados” ainda estiveram em desvantagem, devido ao golo de Pedrinha logo aos dois minutos, mas duas grandes penalidade convertidas pelo avançado paraguaio (41 e 52) - com a expulsão de Tiago Valente pelo meio - e o “pé quente” de Rui Costa (78) e Nuno Assis (91) mantiveram a equipa da “águias” na corrida pela 25ª Taça de Portugal da sua história.

Depois de na época passada terem sido eliminados nos oitavos-de-final frente ao Varzim, com um derrota na Povoa por 2-1, o Benfica mantém esta época a esperança de alcançar um troféu que já não vence desde 2003/2004, quando bateu na final o FC Porto por 2-1, na primeira passagem de José António Camacho pela Luz.

Além da já anunciada entrada de Makukula para o lugar de Óscar Cardozo, o técnico espanhol, com Petit lesionado, fez regressar ao “onze” inicial Rui Costa, que tinha falhado o encontro com o Nacional (0-0) por castigo, e alterou o esquema para um 4-3-3, com Nuno Assis a ocupar o lugar do lesionado Nuno Gomes.

Na equipa dos “castores”, José Mota reforçou o meio-campo, com três jogadores de cariz mais defensivo (Paulo Sousa, Filipe Anunciação e Pedrinha) e apostou na velocidade de Cristiano e Ricardinho, apoiados pela “estrela” da equipa, o brasileiro Wesley.

Numa das piores assistências da época, o ambiente no Estádio da Luz ainda ficou mais gelado logo aos dois minutos quando Pedrinha aproveitou da melhor forma o adormecimento da equipa “encarnada” e bateu o guarda-redes alemão Butt, o escolhido para substituir Quim, depois de uma boa combinação entre Wesley e Ricardinho na direita.

A perder, a formação do Benfica mostrou-se muito nervosa, com alguns passes errados e perdas de bola a meio-campo, e o melhor que conseguiu foi um cabeceamento fraco de Cristian Rodriguez à figura de Peçanha.

Com a equipa apática, Camacho colocou outro “gigante” na frente, Óscar Cardozo, no lugar de Edcarlos, e fez recuar o grego Katsouranis para o centro da defesa.

A quatro minutos do intervalo, o avançado paraguaio deu a igualdade à equipa da Luz, ao “fuzilar” o guarda-redes do Paços de Ferreira na marcação de uma grande penalidade, a castigar derrube de Tiago Valente a Cristian Rodriguez.

No regresso dos balneários, o mesmo Tiago Valente voltou fazer falta dentro da área dos “castores” e foi expulso com segundo amarelo, desta vez por agarrar a camisola do estreante Makukula, e Cardozo pôs os “encarnados” em vantagem, novamente com um remate violento, sem hipóteses de defesa para Peçanha.

Pouco depois, a jogar contra 10, o Benfica esteve perto do terceiro golo, através do “habitual” remate de cabeça de Katsouranis ao primeiro poste, com o guardião brasileiro dos pacenses a corresponder com uma grande defesa.

Depois de uma pequeno calafrio causado por um livre de Ferreira, a equipa da Luz “selou” a passagem aos “quartos” da Taça de Portugal com um tento obtido por Rui Costa, com um bom remate rasteiro executado já dentro da área, aos 78 minutos.

Aos 91 minutos, numa altura em que equipa pacense já demonstrava alguns problemas físicos, Nuno Assis fechou a contagem com um disparo efectuado de fora da área.

Ficha do Jogo:

Marcadores:

0-1, Pedrinha, 02 minutos.
1-1, Cardozo, 41 (grande penalidade).
2-1, Cardozo, 52 (grande penalidade).
3-1, Rui Costa, 78.
4-1, Nuno Assis, 91.

- Benfica: Butt, Nélson, Luisão, Edcarlos (Cardozo, 33), Léo, Katsouranis, Maxi Pereira, Nuno Assis, Rui Costa (David Luiz, 90), Cristian Rodriguez e Makukula (Di Maria, 85).

(Suplentes: Moreira, David Luiz, Luís Filipe, Di Maria, Freddy Adu, Cardozo e Mantorras).

- Paços de Ferreira: Peçanha, Ferreira, Rovérsio, Tiago Valente, Valdir, Filipe Anunciação, Paulo Sousa, Pedrinha, Wesley (Dedé, 83), Cristiano (Edson, 57) e Ricardinho (Furtado, 80).

(Suplentes: Coelho, Luiz Carlos, Kiko, Dedé, Fábio Paim, Edson e Furtado).

Árbitro: Augusto Duarte (Braga).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Wesley (32), Tiago Valente (40 e 50), Ricardinho (45), Katsouranis (55), Nuno Assis (67), Makukula (69). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Tiago Valente (50)

Assistência: 14.315 espectadores.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?