O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recordou hoje que Cavaco Silva já tinha manifestado dúvidas sobre a candidatura de Portugal ao Europeu de futebol 2004, tal como fez recentemente em relação a uma eventual candidatura ao Mundial2018.
''Respeito muito o Presidente da República mas já perto do Euro 2004, assumiu [então na qualidade de primeiro-ministro] também uma posição semelhante'' afirmou Gilberto Madaíl, que rejeita a ideia da organização do Mundial 2018 como ''prioridade''.
No domingo, o Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu que Portugal tem ''outras prioridades'' e que lembrou já tinha levantado reticências à organização do Campeonato do Mundo de futebol quando era primeiro-ministro.
À margem da visita oficial a León, Espanha, Cavaco Silva admitiu que ''Portugal está agora mais desenvolvido'', embora tenha ''outras prioridades nacionais''.
''Nunca disse que a realização do Mundial devia ser uma prioridade para o país, que sei que neste momento se deve focar em assuntos como a saúde ou o emprego'' ressalvou, acrescentando: ''Apenas disse que seria uma ideia simpática mas esta reacção (do Presidente da República) não é nada que me preocupe ou que já não estivesse nos meus planos''.
Contudo, Madaíl fez questão de justificar a sua ideia de uma organização conjunta com Espanha ao Mundial2018: ''Tendo em conta que já temos as infra-estruturas, era uma oportunidade de recuperar facilmente grande parte do que foi investido'' sublinhou.
Gilberto Madaíl também respondeu a Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) que considerou esta ideia ''prematura''.
''Penso que o Euro2004 veio trazer inúmeras mais- valias para os jogadores e para o seu sindicato e que mudamos a maneira de ser encarado o futebol'' destacou.
No final, o presidente da FPF sublinhou ainda: ''Não quero fazer desta questão um drama e não pretendo voltar a este assunto porque para já não passa de uma ideia''.
Gilberto Madaíl, bem como o seleccionador de Portugal Luiz Felipe Scolari participaram hoje tarde nas ''Jornadas para uma vida saúdavel'' organizadas pelo Hospital Infante D. Pedro em Aveiro.
Sobre a questão do Mundial 2018 Scolari preferiu não se pronunciar, afirmando apenas: ''Já emiti publicamente a minha opinião e não tenho mais nada a comentar''.
LUSA