Portugal vai defrontar o Uruguai nos oitavos de final do Mundial2018 de futebol, após ter assegurado o segundo lugar do grupo B, atrás da Espanha, com uma igualdade frente ao Irão (1-1), de Carlos Queiroz.
O empate foi suficiente para a seleção lusa continuar em prova, tendo marcado duelo, no sábado, em Sochi, com o Uruguai, que garantiu o primeiro lugar do grupo A com um triunfo por 3-0 sobre a anfitriã Rússia, num jogo entre equipas que já estavam apuradas.
Apesar de ter os mesmos pontos do que a formação lusa no topo do grupo B, a Espanha, que também empatou, mas a 2-2, com o eliminado Marrocos, beneficiou de ter mais um golo marcado do que Portugal.
Em Saransk, Ricardo Quaresma, aos 45 minutos, marcou o golo da formação das ‘quinas’, num remate de 'trivela', e tudo podia ter ficado ainda mais fácil ao 53, mas Cristiano Ronaldo acabou por falhar uma grande penalidade.
Já depois de o capitão português ter ‘fugido’ à expulsão, por alegada agressão a um jogador rival, o Irão chegou ao empate, aos 90+3 minutos, igualmente num lance de penálti, convertido por Karim Ansarifard.
Pouco depois, isolado frente a Rui Patrício, Mehdi Taremi teve nos pés a eliminação de Portugal e o primeiro apuramento da história do Irão, mas o avançado acabou por acertar apenas nas malhas laterais.
Durante muitos minutos, os campeões europeus estiveram na liderança do grupo B, tudo graças a Marrocos, que dificultou muito a vida à Espanha, tendo chegado a estar na frente do marcador em duas ocasiões.
Em Kaliningrado, Khalid Boutaib, aos 14 minutos, e Youssef En Nesyri, aos 81, marcaram na despedida dos marroquinos, enquanto Isco (19) e Iago Aspas (90+1) fizeram os tentos dos espanhóis.
Antes, em Samara, o Uruguai meteu em ‘sentido’ a Rússia, com um contundente triunfo sobre os anfitriões com golos de Luis Suárez, aos 10 minutos, Denis Cheryshev, aos 23, na própria baliza, e Edinson Cavani, aos 90.
Neste encontro, a Rússia, que caiu para o segundo lugar do grupo A e vai encontrar a Espanha nos ‘oitavos’, atuou com menos uma unidade a partir dos 36 minutos, por expulsão Igor Smolnikov, por acumulação de amarelos.
Com alguma surpresa, a Arábia Saudita despediu-se do Mundial2018 com o terceiro lugar do agrupamento, após ter batido por 2-1 o Egito, que não somou qualquer ponto.
Salah fez o seu segundo golo na competição e deu vantagem aos africanos, aos 22 minutos, mas os sauditas deram a volta com tentos de Al Faraj, aos 45+5 minutos, de grande penalidade, e Salem, aos 90+5.