Uma verba na ordem dos 1,6 milhões de euros será o mínimo exigível para adquirir um clube de futebol em Portugal, de acordo com os responsáveis de uma iniciativa que arranca a partir de segunda-feira via Internet.
A ideia de ''oferecer'' aos adeptos a compra de um clube é antiga e oriunda de um modelo estrangeiro, mas a empresa Global Key, de gestão de conteúdos informativos online, resolveu importá-la e avançar para o site donosdoclube.com.
O processo é simples: cada cidadão pode, a partir de segunda-feira, inscrever-se - mediante o pagamento único de 50 euros (10 para a gestão e manutenção do site e os outros 40 como quota efectiva) -, e um ano depois será feito o balanço do número de membros.
De acordo com Bruno Nunes, director da Global Key, a intenção é adquirir um clube de futebol, mas tal apenas será viável caso a operação chegue aos 40.000 membros, o que permitiria um encaixe de 1,6 milhões de euros.
''Menos de 40.000 membros torna a operação inviável. Em Inglaterra o clube adquirido (Ebbsfleet United) através do site myfootballclub.co.uk teve um 'custo´ de 675.000 libras (cerca de 900.000 euros)'', explicou o director da Global Key.
Bruno Nunes deixou claro que o balanço em Portugal só poderá ser feito após o período de um ano e da conclusão das inscrições (de segunda-feira a 25 de Fevereiro de 2009), mas que à partida será proibitivo pensar em clubes ''grandes''.
''Benfica, Sporting e FC Porto estão cotados em bolsa, com capitais de maioria. Não são claramente o objectivo, além de serem impossíveis a um nível emocional, também não existe viabilidade a nível económico'', sustentou.
Para o responsável da Global Key esta situação, no entanto, não põe de lado a possibilidade da aquisição de outros clubes da liga profissional (Liga e Liga de Honra).
''O projecto pode ter viabilidade, não só por ser novidade cá, mas também porque o futebol português tem problemas financeiros que são do domínio público e isso pode provocar maior interesse e adesão via Internet'', disse.
Bruno Neves explicou ainda que o site que veicula a iniciativa tem recebido alguns pré-registos não só de Portugal, mas também do Brasil e das comunidades portuguesas no estrangeiro, nomeadamente do Canadá e do Luxemburgo.
O próximo passo será a divulgação da iniciativa através de várias plataformas, entre as quais a publicidade estática nas casas de banho dos Estádios da Luz, do Dragão e de Alvalade, bem como a difusão em superfícies comerciais.
''A campanha de marketing só irá arrancar agora, vamos estar em Alvalade, na Luz e Dragão e nas superfícies comerciais, através dos sistemas de televisão interna, em gasolineiras, entre outras'', acrescentou Bruno Neves.