Um dia que se esperava de grande festa do futebol na cidade da Praia, com a inauguração da Casa do Benfica e o jogo Uruguai-Portugal, terminou em grande desilusão com o afastamento da seleção portuguesa do Mundial 2018.
A animação tomou conta cedo do Largo Eusébio, uma das zonas centrais de Achada de Santo António, o bairro "mais benfiquista" de Cabo Verde, onde a festa de inauguração da Casa do Benfica tinha no programa a transmissão do jogo em ecrã gigante.
Mas, o golo do Uruguai fez desmobilizar grande parte dos adeptos, mudando-se muitos deles para os vários cafés e esplanadas da capital.
Na esplanada da Prainha, com o futebol literalmente a ser "jogado" e visto na praia, os adeptos iam mergulhando o desanimo em cervejas e caipirinhas até ao golo de Pepe, que deu à "torcida" novo fôlego, pouco depois esfriado por novo golo do Uruguai, que haveria de ditar o destino do jogo.
No final do encontro os adeptos eram o espelho da desilusão e nem faltaram as lágrimas, especialmente dos mais pequenos.
"Foi um jogo muito difícil. Tentamos lutar até ao fim. Tivemos aquele primeiro golo do Pepe, o Cristiano tentou, o Quaresma tentou. Portugal podia ter jogado melhor, mas lutou muito até ao fim", disse à agência Lusa, Gisela Coelho.
Para a portuguesa residente há vários anos em Cabo Verde, foi "uma pena" Portugal ter sido afastado do Mundial de Futebol 2018, que se disputa na Rússia.
"Tenho a certeza que neste momento muitos portugueses pelo mundo fora estão tristes, muitos estão a chorar, mas o futebol é assim. Jogo é jogo", sublinhou.
Também a cabo-verdiana Carla Lopes, apesar de ter um "pressentimento feminino" de que o Uruguai ia ganhar, não deixou de manifestar a sua desilusão pela derrota da equipa portuguesa.
"Fiquei muito, muito triste. Queria que Portugal ganhasse. Jogaram bem, mas o resultado foi justo. Vou continuar sempre a ser Portugal, mas agora vou torcer pela França", disse.
Com a eliminação de Portugal, resta apenas o Brasil como única possibilidade de a taça do mundo "falar português", desejo manifestado à agência Lusa pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva poucos minutos após o início do jogo.
"A taça vai falar em português. Se não for por Portugal, será pelo Brasil", disse.
A seleção portuguesa de futebol foi hoje eliminada nos oitavos de final do Mundial2018, ao perder com o Uruguai por 2-1, em jogo disputado no Estádio Ficht, em Sochi, na Rússia.
Portugal foi para o intervalo a perder por 1-0, graças a um golo de Edinson Cavani, aos sete minutos, mas Pepe ainda igualou para a equipa das 'quinas', aos 55 minutos. Pouco depois, aos 62, Cavani bisou na partida, com um golo que acabaria por dar o triunfo aos sul-americanos.
Nos quartos de final, o Uruguai vai defrontar na sexta-feira a França, que hoje eliminou a vice-campeã mundial Argentina (4-3).