loading

Taça UEFA: Sporting vence Basileia e está nos «oitavos»

O Sporting garantiu hoje a presença nos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol, ao vencer em Basileia, por 3-0, eliminando pela primeira vez uma equipa suíça na competição.

Taça UEFA: Sporting vence Basileia e está nos «oitavos»

Em quatro eliminatórias com equipas helvéticas, o Sporting apenas tinha conseguido eliminar o FC Zurique, em 1973/74, mas na extinta Taça das Taças, sendo afastado nas três rondas na Taça UEFA.

Depois de ter ganho na primeira mão, por 2-0, com dois golos de Vukcevic, que se lesionou em Alvalade e não jogou na Suíça, os ''leões'' voltaram a não ter no Basileia um adversário sem argumentos.

Um golo logo aos dois minutos de Pereirinha colocou o Sporting em excelente posição para garantir o apuramento, que foi selado por dois tentos de Liedson, aos 41 e 52.

Em relação à vitória sobre o Estrela da Amadora (2-0), o treinador do Sporting, Paulo Bento, efectuou apenas duas alterações no ''onze'', com as entradas de Grimi e Romagnoli para os lugares de Ronny e Celsinho.

Com uma vantagem de dois golos para defender, o Sporting não podia ter tido melhor começo, com Pereirinha a inaugurar o marcador logo aos dois minutos, após um grande passe de João Moutinho.

Num relvado em mau estado, o Basileia, obrigado a marcar quatro golos, pareceu querer reagir e criou algumas boas oportunidades de golo, a primeira aos 10 minutos, quando, solto ao segundo poste, Eduardo rematou muito por cima.

Rui Patrício segurou depois a vantagem com duas intervenções de qualidade, primeiro aos 28 minutos, saindo aos pés de Derdiyok, e, oito minutos depois, parando um remate perigoso de Ergic.

O segundo golo dos ''leões'' acabaria por chegar aos 41 minutos, após uma oferta de Marque, que cabeceou para trás, isolando Liedson, que, à saída de Crayton, desviou a bola para o fundo da baliza.

Já em tempo de descontos, o Basileia ainda voltou a ameaçar, mas mais uma vez Rui Patrício voltou a estar em bom plano, ao defender os remates de Carlitos e de Eduardo.

No segundo tempo, o Sporting limitou-se a controlar o encontro e, aos 51 minutos, Liedson ameaçou bisar, após mais uma oferta da defesa contrária, mas primeiro Crayton e depois Majstrovic evitaram o golo, que acabaria por surgir no minuto seguinte.

O avançado brasileiro aproveitou da melhor maneira uma defesa para a frente de Crayton, após um remate de Pereirinha.

Romagnoli, aos 54 minutos, e Ronny, aos 74, surgiram isolados frente a Crayton, mas acabaram por rematar contra o guarda-redes do conjunto suíço.

O defesa esquerdo brasileiro esteve ainda no último lance de perigo do encontro, quando, aos 86 minutos, na marcação de um livre directo, atirou a bola à barra da baliza do Basileia.

O Sporting vai agora defrontar o Bolton, no qual actua o português Ricardo Vaz Té, recebendo o conjunto inglês a 06 de Março, antes de na semana seguinte visitar Inglaterra.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?