O relatório da petição com vista ao reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal de futebol entre 1922 e 1938 e que acolhe a pretensão dos peticionários foi hoje aprovado por unanimidade na Assembleia da República (AR).
A exposição foi aprovada por todos os partidos políticos no âmbito de uma reunião da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, disse à Lusa o deputado do PSD Joel Sá, relator do parecer, que “dá seguimento à pretensão dos peticionários”.
Como a petição tem mais de quatro mil subscritores – apresenta 4.470 assinaturas – terá obrigatoriamente de subir ao plenário da AR para ser discutida, mas apenas isso, pelo menos nesta fase, uma vez que os partidos poderão mais tarde avançar com iniciativas legislativas.
Joel Sá observou, no entanto, que o Estado delegou na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a organização e regulamentação do futebol em Portugal, lembrando que organismo federativo já criou uma comissão constituída por historiadores e especialistas para estudar o assunto.
A petição n.º 488/XIII visa o reconhecimento das 17 edições do Campeonato de Portugal (única prova nacional disputada entre 1922 e 1938) e fundamenta a sua pretensão com recurso a vários documentos oficiais e exemplos de outras competições internacionais.
O assunto foi levantado em 2016 pelo então presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, destituído em 23 de junho por decisão da maioria dos sócios que votaram em Assembleia Geral extraordinária do clube, ao defender que os ‘leões’ têm 22 títulos nacionais e não os 18 atribuídos pela FPF.