O médio Miguel Luís disse hoje que o primeiro objetivo da seleção portuguesa no Europeu de sub-19 é o apuramento para o Mundial, garantido a cinco equipas.
“Primeiro, queremos apurar-nos para o Mundial. Não queremos muito pensar em finais mesmo sabendo que esse é outro dos objetivos. Vamos pensar por etapas", disse hoje o jogador do Sporting, após mais um treino no estágio da equipa na Cidade do Futebol, em Oeiras.
A seleção portuguesa de sub-19 compete no Europeu na Finlândia de 16 a 29 de julho, com os quatro semifinalistas a garantirem um lugar no Mundial de sub-20 na Polónia, em 2019, e uma quinta equipa sairá de um ‘play-off’ entre os terceiros classificados dos grupos.
Portugal, finalista do Europeu da categoria em 2017, integra o Grupo A, com a anfitriã Finlândia, juntamente com Noruega e Itália. No grupo B estão Turquia, Ucrânia, França e Inglaterra, detentora do título.
A seleção parte na quarta-feira para a Finlândia, e na terça-feira será conhecida a lista final de 20 jogadores, num momento em que o selecionador Hélio Sousa ainda trabalha no estágio com 25 jogadores.
“Lidamos bem com essa situação. Estamos aqui para dar o nosso melhor e depois cabe ao ‘mister’ Hélio Sousa fazer as suas escolhas. Não vejo nenhum tipo de ansiedade. Estamos todos tranquilos e focados em dificultar as opções do nosso treinador", sublinhou Miguel Luís.
O jogador, que já se sagrou campeão europeu de sub-16, tem experiência nas camadas mais jovens da seleção, e entende ser importante transmitir esse conhecimento aos mais novos.
“Sabemos, no entanto, que o Euro é uma grande competição e sentimos sempre um certo nervosismo antes do início. Principalmente aqueles colegas que ainda nunca estiveram nestas fases. Também cabe aos mais velhos e com mais experiência ajudar esses colegas a superar essas dificuldades e entrarmos na máxima força”, explicou.
Miguel Luís disse ainda que o grupo tem as malas feitas até ao último dia da competição, mas “pensando sempre etapa a etapa”.
Portugal defronta a Noruega na segunda-feira, a Itália em 29 de julho, e a Finlândia em 22 de julho.
No historial da categoria, a seleção das ‘quinas’ foi campeã europeu de sub-19 em 1961, 1994 e 1999, e finalista vencida em 1971, 1988, 1990, 1992, 1997, 2003, 2014 e 2017, perdendo a última edição diante da Inglaterra (2-1).