O Trofense sofreu hoje a primeira derrota em casa, diante o Freamunde (1-2), mas manteve a liderança na Liga de Honra em futebol, ao cabo da 20ª jornada, apesar de levar já quatro jogos consecutivos sem vencer.
A equipa da Trofa continua a rejeitar o estatuto de candidata à subida mas acabou por segurar o comando da classificação, agora com apenas um ponto de vantagem sobre o novo segundo classificado, o Rio Ave, que bateu em Vila do Conde o ''concorrente'' Vizela (1-0) graças a uma grande penalidade polémica, já nos descontos.
No encontro mais aguardado da jornada 20, e que podia definir um novo comandante, caso o Vizela somasse os três pontos, o resultado ficou definido por uma grande penalidade assinalada no terceiro minuto de descontos.
O árbitro Carlos Xistra, de Castelo Branco, entendeu que Guerra interceptou com as mãos um cruzamento de Ribeiro, assinalando um castigo máximo, que mereceu muita contestação dos vizelenses, cobrado, com sucesso, por Delson.
Na Trofa, o Freamunde voltou a vencer fora de casa dez jornadas depois e logo no terreno do comandante da Honra, que nos dez jogos anteriores como anfitrião tinha ganho sete e empatado apenas três.
Bruno Ferraz, aos 20 minutos, colocou os visitantes na frente do marcador, mas a vantagem dos visitantes duraria apenas 12 minutos, o tempo que o Trofense precisou para repor a igualdade, graças ao golo de Nuno Pinto.
Já na fase decisiva do segundo tempo, e numa altura em que os lances de perigo eram repartidos, o golo que valeu os três pontos ''caiu'' para o Freamunde, com um golo de Diogo, um ''suplente'' que aproveitou da melhor forma um mau alívio da defesa da casa.
Ainda na corrida à promoção, o Gil Vicente foi o grande vencedor da jornada. Os minhotos acabaram com uma série de seis jogos sem vencer (quatro empates e duas derrotas) com o triunfo no terreno do Feirense, capitalizando o golo solitário de Filipe Fernandes, apontado logo aos seis minutos.
Após dois desaires consecutivos fora de Barcelos, o Gil Vicente voltou a ganhar como visitante, encontrando-se agora a apenas quatro pontos de distância da zona de promoção (é quinto classificado).
No fundo da classificação, Fátima (1-1 em Gondomar) Penafiel (2-2 no Estoril, depois de ter estado a vencer por 2-0) mantêm-se nos dois lugares que relegam para o terceiro escalão, mas ganharam um ponto ao antepenúltimo, o Desportivo das Aves (derrotado por 2-1 na Póvoa do Varzim).