A Académica e o Boavista empataram hoje 1-1 no encontro que encerrou a 20ª jornada da Liga portuguesa de futebol, desperdiçando assim os dois conjuntos uma boa oportunidade para fugirem aos lugares mais baixos da pauta classificativa.
A equipa de Coimbra, que se encontra em pior situação - é 12ª com 21 pontos, apenas mais cinco que a primeira equipa abaixo da ''linha d´água -, ainda esteve em vantagem, quando Kaká, aos 59 minutos, adiantou a sua equipa, mas os ''axadrezados'', mas tranquilos na pauta, reagiram de imediato e empataram dois minutos depois, com um tento de Mateus.
A ronda ficou marcada por novo passo de ''gigante'' do FC Porto rumo ao ''tri'', tendo os ''dragões'' vencido (3-0) na recepção, sábado, ao Paços de Ferreira e beneficiado do empate (1-1) do Benfica em casa com o Sporting de Braga e da derrota (1-0) do Sporting no reduto do Vitória de Setúbal, em embates disputados domingo.
A formação “encarnada”, que passou a contar 13 pontos desbaratados em casa e já está a 12 do FC Porto, esteve a perder, devido a um golo de Zé Manel, logo aos cinco minutos, e só conseguiu salvar um ponto, com um tento do central brasileiro Luisão, de cabeça, após livre de Rui Costa, aos 21.
Com este resultado, o Benfica deixou fugir ainda mais o FC Porto, vencedor com três golos argentinos - dois de Lisandro Lopez (já soma 18) e um de Mariano Gonzalez (estreou-se a marcar) -, mas ganhou terreno para o Sporting, que perdeu por 1-0 em Setúbal.
Um golo de Bruno Ribeiro, aos 18 minutos, com a ajuda de enorme “frango” de Rui Patrício, ''selou'' o desaire dos “leões”, que caíram para o quarto lugar, a um ponto do Vitória de Guimarães e agora a cinco do Benfica, em vésperas do “derby”, marcado para Alvalade.
Os minhotos subiram ao quarto lugar, graças a um triunfo caseiro sobre a Naval, conseguido sexta-feira, no encontro que abriu a ronda, graças a um tento de Desmarets.
Por seu lado, o Vitória de Setúbal subiu ao quinto posto, com 31 pontos, mais dois do que o Marítimo e o Belenenses, que se encontraram sábado no Restelo, onde os insulares venceram por 3-1, com golos de Bruno, Marcinho e Mossoró.
No outro encontro realizado domingo, o Nacional recebeu e bateu o Leixões por 1-0, graças a um golo do brasileiro Juliano Spadacio, aos 83 minutos, ascendendo ao oitavo lugar.