Os 'grandes' do futebol português estiveram inconsistentes na pré-temporada, na qual o campeão nacional FC Porto lidou com saídas importantes na defesa, o Sporting recupera de época atribulada, enquanto o Benfica sofreu uma derrota, mas disputou menos jogos.
Os 'dragões' golearam o Espinho (4-0), o Varzim (8-0) e a Académica (3-0), nos primeiros jogos-treino, mas frente a adversários de maior estatuto, Portimonense e Lille, saíram derrotados por 2-1, antes de terminar o estágio no Algarve com uma vitória por 1-0 sobre o Everton.
A afirmação de Diogo Leite no eixo defensivo, a contratação do brasileiro João Pedro e a renovação de Maxi Pereira no lado direito fortaleceram a equipa de Sérgio Conceição, que nos restantes jogos não sofreu qualquer golo, derrotando o Farense (2-0), em jogo-treino, e empatando diante do Newcastle (0-0), na apresentação aos sócios.
O Benfica, segundo classificado na última época, começou por vencer os sérvios do Napredak por 3-0, no torneio do Sado, que acabariam por vencer, ao empatar com o Vitória de Setúbal (1-1).
A equipa partiu para Inglaterra, onde goleou o modesto Swindon Town (5-0), em jogo-treino, uma curta passagem pela Suíça valeu uma vitória sobre o Sevilha (1-0), antes de as 'águias' voarem para os Estados Unidos, onde disputaram a International Champions Cup, somando empates perante o Borussia de Dortmund (2-2) e a Juventus (1-1), sem Cristiano Ronaldo.
Com a igualdade no marcador, ambas as partidas foram a grandes penalidades, nas quais os benfiquistas venceram os alemães, mas perderam com os italianos, terminando a preparação no Algarve, sendo derrotados pelo Lyon, por 3-2, na Eusébio Cup.
Depois de um fim de época e um regresso aos trabalhos conturbado, o Sporting partiu para o estágio na Suíça com saídas confirmadas, regressos inesperados e uma nova equipa técnica, liderada por José Peseiro.
Em território helvético, os 'leões' começaram por golear o modesto Lancy (6-0), em jogo-treino, perderam com o Neuchâtel Xamax, por 2-1, viajaram até França para derrotar o Nice (1-0) e, no regresso à Suíça, venceram o Lausana, por 4-1.
Já em Portugal, o terceiro classificado da última temporada perdeu com o Mafra (2-1), em jogo-treino, empatou com o Marselha (1-1), na apresentação aos sócios, venceu a Académica (1-0) e saiu derrotado contra o Estoril Praia (2-1), ambos em jogo-treino.
Na última partida antes do arranque do campeonato, a formação 'leonina' perdeu pela primeira vez o troféu Cinco Violinos, ao sair derrotada nas grandes penalidades pelos italianos do Empoli, depois de empatar 1-1, nos 90 minutos.