O Bayern de Munique goleou 5-0 o Anderlecht em Bruxelas, num jogo arbitrado por Olegário Benquerença, que explusou um jogador da equipa belga ainda antes do intervalo.
O turco Altintop, o italiano Luca Toni, Podolsky, Klose e o francês Ribery ditaram o desfecho final da goleada da ronda inicial dos “oitavos”.
Por seu turno o Marselha, a jogar em França, também passou a encarar a visita à Rússia com outra expectativa, já que derrotou o Zenit de São Petersburgo por 3-1.
O internacional francês Djibril Cissé foi o “carrasco” da equipa gaulesa, ajudando ainda Portugal no “ranking”, com dois golos, aos 36 e 54 minutos. Niang apontou o outro do Marselha, enquanto Arshavin reduziu para a equipa russa, aos 82.
A Fiorentina, sem Manuel da Costa, que já tinha alinhado pelo PSV, venceu o Everton de Manuel Fernandes e Nuno Valente (ambos fora dos 18) por 2-0, com golos de Kuzmanovic e Montolivo, aos 70 e 81, ganhando também importante vantagem para o jogo da segunda “mão”.
O Werder Bremen, de Hugo Almeida (entrou aos 60 e foi amarelado aos 80 minutos), foi pouco feliz na Escócia frente ao Rangers (2-0) e dificilmente conseguirá recuperar do desaire desenhado por Daniel Cousin (45) e Steven Davis (47).
No aguardado embate entre alemães, o Bayer Leverkusen levou a melhor sobre o Hamburgo: 1-0, com golo de Gekas, aos 77 minutos.
O Tottenham de Ricardo Rocha (nem esteve no banco) também não guarda grandes recordações desta primeira “mão”, já que foi derrotado em Inglaterra pelo PSV Eindhoven, por 1-0, sendo Farfan o autor do golo, aos 34 minutos.