O Vitória de Setúbal ascendeu hoje, provisoriamente, ao terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, depois de vencer o Marítimo por 1-0, em encontro que inaugurou a 22ª jornada da prova, cujo vai para o Vitória de Guimarães-Sporting.
Num encontro disputado entre duas equipas com aspirações a uma presença nas competições europeias na próxima temporada, o Vitória de Setúbal esteve melhor e acabou por arrancar um merecido triunfo, mercê de uma grande penalidade convertida por Cláudio Pitbull, aos 78 minutos.
O Marítimo pouco incomodou o último reduto contrário, mas quase conseguia o empate no fim do tempo regulamentar, num lance em que o guarda-redes Eduardo ''voou'' para evitar que a bola rematada por Marcinho entrasse no ângulo superior direito da sua baliza.
Com este triunfo o Vitória ascendeu provisoriamente ao terceiro lugar da prova, com 37 pontos, apenas menos dois que o Benfica, que ocupa o segundo lugar, enquanto o Marítimo manteve o sétimo posto com 30 pontos e terá ficado mais longe da luta pela Europa.
A ronda tem como principal cartaz a deslocação, domingo, do Sporting ao reduto do Guimarães, num encontro importante para as duas equipas na corrida ao segundo posto, que dá acesso directo à Liga dos Campeões
No mesmo dia, o Benfica pode tirar partido do resultado de Guimarães, já que recebe a União de Leiria, ''lanterna vermelha'' da prova e praticamente condenada à descida de divisão.
O FC Porto, bicampeão e líder isolado do campeonato, tem igualmente uma tarefa teoricamente acessível, ao receber a Académica, equipa que tenta fugir aos últimos postos da pauta classificativa.