O treinador do Sporting considerou hoje que o jogo com o Vitória de Guimarães tem ''uma importância grande'' para o objectivo do segundo lugar na Liga de futebol, porque, ganhando, o Sporting ultrapassa o seu adversário de domingo.
Em conferência de imprensa, Paulo Bento afirmou esperar ''muitas dificuldades'' no jogo em Guimarães, justificando tratar-de de uma equipa que joga bem, com jogadores de qualidade e que beneficia de um ambiente difícil para quem vai lá jogar, acrescentando ainda que terá de haver cuidado para o Sporting não ficar com 10 jogadores.
Paulo Bento disse que o Guimarães tem jogadores rápidos e previu que de início quererá impor o ritmo de jogo, nomeadamente tendo em conta o desgaste que o Sporting teve no jogo de quinta-feira, empate (1-1) no reduto dos ingleses do Bolton, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.
''Esperamos dar uma boa resposta e ganhar'', sublinhou.
O treinador do Sporting indicou que não pode contar com o avançado brasileiro Liedson, por lesão, adiantando que aquele jogador voltou hoje a treinar para ver se estava ou não a 100 por cento e ''sentiu ainda algumas queixas''.
Observou que espera contar com Liedson para o jogo da próxima quinta-feira, recepção ao Bolton, ''sem ser uma certeza''.
Em contrapartida, Paulo Bento afirmou que Anderson Polga se sentiu hoje melhor do que no treino de sexta-feira e que acredita que o jogador possa ser utilizado no jogo de domingo, tendo convocado o defesa central brasileiro.
O treinador admitiu que o Sporting está no campeonato ''numa situação que não é confortável'' e garantiu que vai fazer as alterações que entenda necessárias sem ter em conta o desgaste do jogo da última quinta-feira, mas que terá em conta ''alguma saturação dos jogadores''.
''Nesta altura da época há mais jogos e mais treinos e o tempo de recuperação em Março ou Abril não é o mesmo do que em Setembro ou Outubro'', destacou o responsável pela equipa do Sporting.
Interrogado sobre o árbitro escolhido para o encontro, Paulo Bento afirmou desconhecer o clube com que esse árbitro simpatiza, salientando que desconhece ''os gostos do senhor Lucílio''.
''O que me interessa é que seja imparcial'', acrescentou, referindo-se ao árbitro do encontro, o setubalense Lucílio Baptista.
Em relação à expulsão do jogador do Benfica Óscar Cardozo no jogo contra os espanhóis do Getafe, em contraste com o jogo contra o Sporting, e sobre se acharia que a arbitragem portuguesa ''é mais ligeira'', Paulo Bento respondeu que esse é um problema para o presidente da comissão de arbitragem, mas afirmou que ''não há critérios uniformes na arbitragem portuguesa''.
Questionado sobre se confia mais nos árbitros estrangeiros do que nos portugueses, o treinador do Sporting disse que conhece os árbitros portugueses e os estrangeiros não, garantindo que não pode confiar mais em árbitros que desconhece.
Observou, contudo, que ''alguns árbitros, depois daquilo que fazem'' deixam de lhe ''inspirar confiança'', exemplificando que o do último jogo, ''com tantos lances a serem todos contra o Sporting'', confiança não lhe inspira.