O Rio Ave conquistou hoje a primeira vitória da época em casa, depois de derrotar o Marítimo, por 3-1, em partida da segunda jornada da I Liga Portuguesa de futebol.
Bruno Moreira, aos 12 minutos, e Gelson Dala, aos 40, colocaram os vila-condenses em vantagem, ainda na primeira parte, e apesar de o Marítimo ainda ter reduzido, por Joel, de grande penalidade, aos 72, os locais fecharam o resultado, aos 87, por Damien Furtado.
Com esta primeira vitória no campeonato, a formação da foz do Ave passa, provisoriamente, para o quinto lugar do campeonato, com três pontos, enquanto a formação madeirense, também com três pontos, desce para 11.º.
A partida começou animada com duas madrugadoras oportunidades, ambas aos quatro minutos, primeiro para os locais, com Bruno Moreira a desviar ao lado um passe de Galeno, e, depois, numa tentativa de chapéu de Rodrigo Pinho, que embateu na barra.
Os vila-condenses conseguiam, ainda assim, mostrar mais ritmo nas saídas para o contra-ataque, e aos 11 minutos Bruno Moreira redimiu-se do desperdício, acertando um desvio após assistência de Gabrielzinho, assinando o 1-0.
A formação madeirense ainda tentou reagir, conseguindo mais posse de bola, mas não se mostrou tão afoita no último terço, protagonizando apenas uma oportunidade, num remate de Correa, que o guarda-redes dos nortenhos, Léo Jardim, segurou, sem dificuldade.
Se no ataque a formação insular não mostrava particular inspiração, também no seu último reduto a tranquilidade não abundava perante as investidas dos velozes atacantes do Rio Ave.
Aos 37 minutos, Gelson Dala recuperou uma bola numa hesitação dos defensores maritimistas, mas quando tinha Galeno e Bruno Moreira em melhor posição, optou pelo remate para defesa fácil de Amir.
O internacional angolano terá, no entanto, percebido o erro, e numa jogada semelhante, três minutos depois, combinou com Bruno Moreira, que lhe devolveu o esférico para marcar o 2-0, com que se chegou ao intervalo.
Após o descanso, o técnico do Marítimo, Cláudio Braga, tentou corrigir a estratégia, reforçando o meio-campo com a entrada de Jean Cléber para o lugar do inoperante Edgar Costa, conseguindo mais consistência.
Correa, aos 57, frisou a vontade de resposta dos maritimistas, rematando ao poste da baliza do Rio Ave, após bom passe de Danny.
Os vila-condenses revelaram mais dificuldades na construção do seu jogo ofensivo neste arranque da etapa complementar, perante um Marítimo que foi crescendo, e acabou por aproveitar um erro do defesa dos vila-condenses Buatu, que puxou na área Correa, numa falta para grande penalidade.
Na marcação do castigo Joel, aos 72, não desperdiçou e reduziu para 2-1, relançando o jogo.
No entanto, na fase em que os madeirenses estavam a dar o tudo por tudo para recuperarem o empate, o Rio Ave acabou por aproveitar uma infelicidade da defesa maritimista para chegar ao golo da tranquilidade, já aos 88.
Rúben Ferreira tentou aliviar uma bola à entrada da área, mas esta acabou por embater no recém-entrado Damien Furtado, traindo o guarda-redes, Amir, que não conseguiu impedir o 3-1 final.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.