O Zenit foi hoje equipa em destaque na segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol, com uma vitória de 2-0 sobre o Marselha que permite aos russos seguir em frente e deixa os franceses sem clubes nas competições europeias.
A equipa de São Petersburgo perdera por 3-1 no Velódromo de Marselha e estava em apuros, mas deu a volta por cima, com dois golos de Pofgrebnyak, aos 39 e 78 minutos de jogo.
A reviravolta do Zenit não foi imitada pelas outras equipas que perderam na primeira mão, nomeadamente o Benfica, que caiu em Getafe por 1-0 (golo de Albin aos 77), depois de já ter sido derrotado na Luz, por 2-1.
A equipa encarnada, hoje orientada por Fernando Chalana, depois da saída de Jose Antonio Camacho, domingo, tinha de ganhar por 2-0 para seguir em frente, mas nem sequer conseguiu chegar ao fim com o ''nulo'', ante uma equipa do meio da tabela da Liga espanhola que sempre lhe foi superior.
As opções de Portugal na Taça UEFA ficam agora reduzidas ao Sporting, que quinta-feira recebe os ingleses do Bolton, depois de prometedor 1-1 na primeira mão.
Sem surpresas, duas equipas alemãs também seguem em frente - são elas o Bayern de Munique e o Bayer Leverkusen -, completando-se o grupo de apurados com Fiorentina e PSV, vitoriosos de longas batalhas ante equipas inglesas.
O Bayern de Munique era, de todas as equipas em liça, aquela de já tinha resolvido a eliminatória há uma semana, ganhando em Bruxelas ao Anderlecht por esmagadores 5-0.
Por isso, facilitou bastante, jogou com uma segunda linha e sem grande entrega, permitindo ao Anderlecht uma vitória de prestígio, por 2-1, com golos de Serhat (20) e Yakovenko (35), contra um golo anterior de Lucio (09)... que então ''obrigava'' os belgas a marcar por seis vezes.
No duelo 100 por cento alemão, em Hamburgo, a equipa da casa conseguiu ganhar ao Leverkusen por 3-2, ''curto'' para a desvantagem de 1-0 do jogo da primeira mão. Marcaram pelo Hamburgo Trochowski (53), Guerrero (66) e Van der Vaart (81), e Barbarez (20) e Gekas (55), pelo Leverkusen.
A Alemanha pode apurar três equipas, isto se Werder Bremen conseguir a complicada missão de anular a desvantagem de 2-0 ante o Glasgow Rangers, da Escócia.
Para os adeptos ingleses, foi sofrer a bom sofrer, já que tanto Everton como Tottenham conseguiram obrigar as suas eliminatórias a ir para prolongamento, e depois para grandes penalidades, e tudo em vão, já que que quem passou foi a Fiorentina e o PSV Eindhoven.
Em Liverpool, o resultado para igualar a equipa de Florença era o 2-0, e isso foi conseguido com os tentos de Johnson (16) e Arteta (66). Mas até ao minuto 120 o marcador não voltou a funcionar.
Na ''lotaria'' das grandes penalidades a Fiorentina foi melhor por 4-2, tendo falhado para a formação inglesa Ayegbeni e Howard.
Grande esforço também do Tottenham na Holanda, depois da derrota caseira, empatando a eliminatória aos 82 minutos por Berbetov. Também aqui de nada valeu o prolongamento.
Foram necessárias mais grandes penalidades no estádio PSV, para os da casa triunfarem por 6-5. Os dois guarda-redes (Gomes e Robinson) falharam nas suas tentativas, mas o Tottenham teve outro insucesso, de Chimbonda.
Quando faltar disputar o Sporting-Bolton e o Werder Bremen-Glasgow Rangers, estão apurados Bayern e Bayer Leverkusen, da Alemanha, Getafe, de Espanha, Fiorentina, da Itália, PSV, da Holanda, e Zenit, da Rússia.