O Sporting continua a compensar na Europa a fraca campanha na Liga portuguesa de futebol e é, depois de eliminar hoje o Bolton, o único clube luso no grupo dos oito ainda em prova na Taça UEFA.
Um belo golo de Pereirinha, a cinco minutos do fim, ditou o resultado em Alvalade, no culminar de um jogo quase sempre fraco e desinteressante, em que o tempo corria a favor do Sporting, que empatara 1-1 na primeira mão.
Em Bremen, no outro jogo do dia, o Werder Bremen bateu o Glasgow Rangers por 1-0, com o golo a pertencer ao brasileiro Diego, ex-FC Porto. Não chegou para anular o 2-0 da Escócia.
Para o sorteio dos quartos-de-final, que vai desenrolar-se sexta-feira, estarão Sporting, Rangers e os qualificados de quarta-feira, Zenit, Bayern, Bayer Leverkusen, PSV, Fiorentina e Getafe, o ''carrasco'' do Benfica.
Jornada aziaga para as equipas inglesas, que viram cair não só o Bolton (de Ricardo Vaz Té, que jogou 76 minutos), como também o Everton, eliminado pela Fiorentina, e o Tottenham Hotspurs, eliminado pelo PSV, ambos em jogos que tiveram de ir a grandes penalidades.
A Alemanha, que já tinha assegurado a continuide do Bayern (afastou Anderlecht) e do Bayer Leverkusen (superou o Hamburgo), tem uma baixa de monta com o Werder Bremen, clube por que Hugo Almeida jogou 66 minutos, sem protagonizar nada digno de nota.
O Zenit protagonizou a reviravolta da jornada, com 2-0 ante o Marselha, vencedor por 3-1 na primeira mão, o que deixa a França sem clubes na competição.
A Espanha, outra potência do futebol europeu, prossegue com o Getafe, equipa do meio da tabela na Liga espanhola mas que, como bem percebeu o Benfica, é capaz de praticar excelente futebol.
Sexta-feira o sorteio não terá limitações, nem de cabeças-de-série nem de países, pelo que qualquer um dos outros sete clubes pode calhar ao Sporting, para a eliminatória a disputar nos dias 03 e 10 de Abril.
Pelo historial e pelos resultados do ano, o Bayern parece ser o mais indesejável, enquanto Zenit e Getafe são os de palmarés mais limitado.
Até à primeira mão dos quartos-de-final da Taça UEFA o Sporting ainda vai jogar, para a Liga, com o Nacional (16 de Março) e Naval (30) e tentar o primeiro título do ano, na final da Taça da Liga, com o Vitória de Setúbal (22).