loading

Figo surpreende jovens em Londres e faz campanha pelo combate contra a Tuberculose

O futebolista Luís Figo surpreendeu hoje uma vintena de jovens numa escola londrina, ao participar no lançamento da primeira campanha global de luta contra a Tuberculose.

''Não sabíamos de nada!'', exclamou Mathew, um dos alunos, à agência Lusa.

''Disseram-nos que era um projecto especial, mas não nos disseram que vinha cá o Figo'', confessou o jovem de 14 anos, satisfeito por tirar algumas fotografias e participar numa sessão de marcação de grandes penalidades com o ex-internacional português.

Luís Figo viajou expressamente de Milão, onde joge actualmente no Inter, para ''vestir a camisola'' da luta contra a Tuberculose, de cuja causa se tornou embaixador em Janeiro deste ano.

''Convenceram-me rapidamente para jogar nesta equipa e vestir esta camisola'', disse o internacional português aos jornalistas, à chegada à escola Hackney Free and Parochial, na zona Leste da capital britânica.

O ex-internacional português dá a cara pela primeira campanha global para tentar travar a doença, que se estima ter vitimado 1,5 milhões de pessoas em 2006, ano a que se reportam os últimos dados disponíveis.

A campanha estará presente em vários países com posters e informação traduzida em diferentes línguas para tentar sensibilizar a população para a doença.

O jogador do Inter de Milão revelou que o ex-presidente português Jorge Sampaio, enviado especial da ONU para a luta contra a Tuberculose, foi ''o mentor deste convite, ao qual não podia dizer que não''.

Jorge Sampaio admitiu que ''a informação é crucial'' e está confiante de que ''a popularidade de Luís Figo vai ser um grande contributo para derrotar a Tuberculose''.

Embora o enviado das Nações Unidas não tenha apontado uma razão especial para a realização deste evento em Hackney, foi revelado que esta área regista a maior taxa de casos de tuberculose no Reino Unido.

Segundo Vanessa Saliba, dos serviços de saúde de Hackney, esta área da capital britânica onde existe ''uma elevada comunidade migrante'' é a que regista a mais alta taxa de tuberculose no Reino Unido.

''Temos 66 casos em 100 mil pessoas, quando a média nacional é de 14 doentes por 100 mil'', disse à Lusa.

Jorge Sampaio, que estendeu a permanência no cargo por mais um ano para além dos dois inicialmente previstos, pretende que a Tuberculose ''deixe de ser uma doenca esquecida''.

Hackney certamente não vai esquecer, não só devido aos cartazes da campanha visíveis na rua principal, mas também graças ao impacto junto dos alunos da escola, que recolheram autógrafos e fotografias com uma das estrelas do futebol mundial.

''Sabia pouco sobre a Tuberculose, mas agora sei mais e vou dizer às pessoas'', prometeu Matthew.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?