A Confederação sul-americana de futebol (Conmebol) anunciou hoje que irá alterar o calendário da Copa América, prova habitualmente organizada no ano seguinte ao Mundial, passando a disputar-se no mesmo ano do Europeu a partir da 2020.
“Quero anunciar um pedido público que fizemos à FIFA para que a partir 2020 a Copa América seja disputada em anos pares”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
Como a Copa América integra o calendário da FIFA, cabe a esta dar ‘luz verde’ sobre tal alteração.
Esta harmonização do calendário irá facilitar o desempenho de muitos jogadores sul-americanos que jogam na Europa e satisfazer os clubes a que pertencem.
A próxima Copa América, que reúne dez nações da América do Sul e alguns países convidados – Japão e Qatar já receberam o convite -, realizar-se-á de 14 junho a 7 julho, em 2019.
Excecionalmente, em 2016, a Copa América foi disputada ao mesmo tempo que o Europeu, para assinalar o centenário da Conmebol, a competição teve lugar nos EUA, com seis equipas da CONCACAF, os Estados Unidos e México.
Naquela época, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, tinha proposto à UEFA um confronto entre os finalistas do Europeu e da Copa América, mas a iniciativa fracassou devido a uma sobrecarga do calendário.