loading

Taça da Liga: Final de sábado culmina «velho sonho» de Herminio Loureiro

A final da primeira Taça da Liga em futebol, no próximo sábado, entre Sporting e Vitória de Setúbal, no lotado Estádio Algarve, é, para o presidente da Liga, Hermínio Loureiro, o culminar de ''um velho sonho concretizado''.

''A Taça da Liga é uma aposta ganha e um velho sonho concretizado. Provámos que havia espaço e mercado para uma nova competição e nesse sentido tenho de destacar a abertura do presidente da Federação, Gilberto Madaíl, para o acerto dos calendários'', sublinhou Hermínio Loureiro na apresentação da final de sábado.

Para o presidente da Liga, o troféu que será discutido entre ''leões'' e sadinos ''trouxe mais futebol, mais espectáculo, mais audiências e mais oportunidades a jovens jogadores'', não esquecendo as receitas suplementares.

Hermínio Loureiro explicou que para esta primeira edição foram distribuídos três milhões de euros em prémios de participação, repartidos em 1,7 milhões para os clubes da liga principal e 1,3 para os representantes da Liga de Honra.

O presidente da Liga esclareceu ainda que não será atribuído nenhum prémio monetário ao vencedor da competição, a quem estará destinada apenas a taça desenhada pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava, projectista da Gare do Oriente, em Lisboa.

Ainda sobre a final de sábado, que terá casa cheia no Estádio Algarve, com capacidade para pouco mais de 30.000 espectadores, Hermínio Loureiro salientou que a escolha daquela região teve uma ''responsabilidade social''.

''Quisemos dar um sinal à região do Algarve. É a forma ideal para o aproveitamento de uma grande infra-estrutura desportiva. Tivemos uma grande receptividade de todos os responsáveis e sábado teremos também uma grande festa do futebol'', garantiu o responsável.

Hermínio Loureiro aproveitou também a apresentação da final da primeira edição para projectar já algumas ideias da orgânica da prova na próxima temporada, que poderá sofrer algumas alterações comparativamente à deste ano.

Sem querer entrar em grandes pormenores, até porque estas questões terão de ser analisadas em sede de Direcção e Assembleia Geral da Liga, Hermínio Loureiro lá adiantou que o organismo pretende uma Taça da Liga com ''mais jogos, mais receitas e mais público''.

''Fizemos um trabalho de recolha de opiniões entre patrocinadores, jogadores, treinadores e dirigentes no sentido de optimizar, potenciar e valorizar a prova. Não posso adiantar muitos pormenores, mas uma das ideias é permitir que as equipas da Liga de Honra tenham mais jogos'', explicou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?