loading

Crónica: Aboubakar e Sérgio Oliveira marcam no triunfo do FC Porto em Setúbal

O FC Porto, com uma exibição que esteve longe de deslumbrar, venceu ontem por 2-0 o Vitória de Setúbal, em partida da quinta jornada da I Liga de futebol, realizada no Estádio do Bonfim.

Crónica: Aboubakar e Sérgio Oliveira marcam no triunfo do FC Porto em Setúbal
Futebol 365

Aboubakar, na primeira parte, e Sérgio Oliveira, na segunda, fizeram os golos de uma partida em que o conjunto anfitrião nunca virou a cara à luta. Com este resultado, ainda que à condição, a equipa de Sérgio Conceição assume a liderança provisória.

Ao invés do treinador Lito Vidigal, que surpreendeu, por exemplo, ao lançar no ‘onze’ o avançado Valdu Té e deixando de fora alguns dos habituais titulares, como Rúben Micael e Zequinha, o técnico dos ‘dragões' fez alinhar de início a mesma equipa que apresentou na terça-feira frente ao Schalke 04, para a Liga dos Campeões.

Apesar do ascendente territorial do FC Porto, o primeiro lance de perigo do jogo pertenceu ao Vitória de Setúbal. Aos 14 minutos, após canto de Éber Bessa, Mano, de fora da área, rematou forte ao lado do poste direito da baliza de Casillas.

A resposta do FC Porto não tardou. Depois de um primeiro aviso de Brahimi, volvidos dois minutos, o atual campeão nacional inaugurou o marcador por intermédio de Aboubakar, aos 16, num lance em que o avançado só teve de desviar para o fundo das redes, após jogada em que também participaram Marega e Maxi Pereira.

A perder, o Vitória de Setúbal, já depois de contestar, aos 20 minutos, uma falta de Felipe sobre Hildeberto (que se preparava para entrar na área portista), quase repôs a igualdade por Valdu Té, aos 31, num remate acrobático que obrigou Casillas a desviar para canto.

Com a equipa de Sérgio Conceição a estar longe de ter uma atuação convincente, os anfitriões aproveitavam para se acercar da área portista. Hildeberto, muito veloz, e Valdu Té, jovem de 21 anos que é o melhor marcador dos sub-23 sadinos (quatro golos em quatro jogos), foram no primeiro tempo, as principais ‘dores de cabeça' dos ‘dragões', que chegaram ao intervalo em vantagem.

No reatamento, o Vitória de Setúbal continuou a ser a melhor equipa em campo e, aos 49 minutos, celebrou mesmo o golo de Valdu Té, que foi invalidado pelo juiz Manuel Oliveira, após consultar as imagens do vídeoárbitro, por entender que o atacante dominou a bola com o braço no lance.

Aos 61 minutos, um depois de substituir Otávio, Sérgio Oliveira ficou perto de fazer o segundo golo dos portistas. Aos sadinos, cujo erro cometido no meio-campo originou o lance, valeu na ocasião o guarda-redes Joel Pereira, que fez uma defesa atenta.

A equipa de Lito Vidigal nunca cessou de procurar o golo do empate. Já depois de lançar em campo Alex Freitas e Jhonder Cádiz, o treinador viu a sua equipa ficar perto do golo num ‘tiro' de Hildeberto, aos 67 minutos, que obrigou Casillas a excelente defesa.

De bola parada, numa das raras vezes em que conseguiu chegar à baliza contrária no segundo tempo, o FC Porto conseguiu, aos 78 minutos, chegar ao 2-0 na cobrança de um livre direta. Sérgio Oliveira, de muito longe, rematou forte para um golo em que Joel Pereira ficou ‘mal na fotografia’.

Até ao final, o FC Porto limitou-se a gerir a vantagem de dois golos, que lhe permite, ainda que à condição, assumir a liderança da I Liga, com 12 pontos em cinco jornadas.

Programa da jornada

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
Boavista - Desp. Chaves, 1 - 2

Sábado, 22 de Setembro de 2018
Santa Clara - Rio Ave, 1 - 3
Marítimo - BSAD, 0 - 0
V. Setúbal - FC Porto, 0 - 2

Domingo, 23 de Setembro de 2018
Tondela - Moreirense, 2 - 0
Feirense - Nacional, 0 - 0
Benfica - Desp. Aves, 2 - 0
Portimonense - V. Guimarães, 3 - 2

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
Sp. Braga - Sporting, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?