Declarações de Abel Ferreira (treinador do Sporting de Braga) à ‘flash interview’ da Sport TV, após a vitória sobre o Sporting (1-0), em jogo da quinta jornada da I Liga de futebol.
«É dedo do coletivo do Braga. Trabalhámos muito. Disse aos jogadores que a cada vitória que tivermos, vou-me lembrar sempre da derrota com o Zorya. Digo-lhes isto todas as semanas.
Lembro-me sempre desses dois empates injustos que nos custaram. Hoje, foi um grande espetáculo entre duas grandes equipas e grandes jogadores.
Estivemos muito organizados. Contra grandes desafios, precisamos de fazer as coisas simples. Tínhamos a estratégia muito bem definida. Tínhamos uma rota de ataque, e a partir de certo ponto na segunda parte precisávamos de definição e de chegar a bola em condições aos avançados.
Na primeira parte, procurámos muito a profundidade, porque sabíamos que o Sporting nos ia criar muitas dificuldades na primeira fase de construção, que ultrapassámos com saída a três, com o Esgaio.
Com a entrada do Eduardo, deu-nos definição, é o ponto forte dele, um exemplo para todos os jogadores. Chegou, trabalha no limite todos os dias, e hoje surgiu a oportunidade dele. É o que espero de todos quando estão em campo, que dêem respostas e criem dúvidas.
Se olharmos para a equipa que jogou hoje, e para o onze base da época passada, há várias alterações.
Alguns distraídos esquecem-se que eu acredito no processo, mesmo que diga que o que conta é ganhar.
É possível também jogar bem sem bola. Tivemos mais tempo de preparação. Comprámos um motor novo, estamos a fazer rodagem.
À quinta jornada, só o Aílton ainda não jogou no Braga. Quero dar os parabéns aos meus jogadores, e que cada vez mais temos de estar focados. Amanhã, vou perguntar-lhes o que podemos melhorar».