loading

Polónia-Portugal: Renovação sem perder ambição

Portugal desloca-se à Polónia em jogo da segunda ronda da Liga das Nações. Novamente sem Cristiano Ronaldo e uma vez mais com algumas caras novas, mas sem perder a ambição.

Polónia-Portugal: Renovação sem perder ambição

Depois da vitória por 1-0 sobre a Itália, num encontro em que o resultado até ficou aquém da exibição, Portugal desloca-se agora à Polónia, em jogo da segunda jornada da Liga das Nações A. Na partida diante dos transalpinos, na Luz, um golo de André Silva chegou para que a Seleção Nacional somasse os três pontos e tomasse a dianteira do grupo - Italianos e Polacos tinham empatado a um golo - destacando-se a aposta de Fernando Santos nalgumas caras novas (ou não tão habituais entre as primeiras escolhas): João Cancelo, Mário Rui, Rúben Neves, Bruma, Pizzi ou Sérgio Oliveira.

Agora, para este duelo com os Polacos, o Selecionador luso voltou a deixar Cristiano Ronaldo de fora - uma opção justificada com a necessidade de o capitão português se adaptar ao seu novo contexto no futebol italiano - promovendo o regresso de Éder, o herói da conquista do Campeonato da Europa de 2016, e a estreia absoluta de Hélder Costa, uma das figuras do Wolverhampton na Premier League. Danilo, referência do FC Porto que falhou o Mundial por lesão, e Kevin Rodrigues, jovem luso-francês da Real Sociedad, também estão entre os eleitos para esta data FIFA.

Sem Ronaldo, mas com a mesma ambição, numa evidente e necessária fase de renovação, Portugal defronta os Polacos sabendo que um triunfo lhe permitirá reforçar a liderança e dar um passo de gigante rumo à próxima etapa da prova - sendo que tal poderá dar acesso à qualificação antecipada para o Campeonato da Europa de 2020, cenário que os peritos em prognósticos desportivos não descartam, antes pelo contrário. Apesar de tudo, a Polónia é uma equipa que tem crescido no contexto europeu - em grande parte graças ao talento do avançado Robert Lewandowski - mas não fez um bom Mundial, acabando eliminada logo na fase de grupos, atrás de Japão e Colômbia.

O conjunto de Leste é, de resto, um adversário de boa memória para a Seleção Nacional. O último embate entre as duas seleções aconteceu no Europeu de França, em 2016, nos quartos-de-final. A Polónia até saiu na frente, com um golo do inevitável Lewandowski, mas Renato Sanches empatou ainda na primeira parte e os Lusos acabaram por levar a melhor no desempate por grandes penalidades, dando mais um passo rumo ao título. O equilíbrio tem sido, aliás, nota dominante dos duelos entre Portugueses e Polacos, que se defrontaram em dez ocasiões ao longo da história.

Nos últimos cinco encontros entre as duas Seleções, há registo de uma vitória para cada lado e de três empates - com o mencionado triunfo luso no desempate nos quartos do Euro 2016. Ainda assim, e olhando ao percurso mais recente de ambos os conjuntos e sobretudo à qualidade individual com que cada treinador conta, Portugal reúne algum favoritismo, como adiantam as melhores as melhores casas de apostas. A Polónia está a sentir a ausência de novos valores, o que ficou de algum modo evidente no Mundial da Rússia, e a Seleção Nacional, liderada por jogadores como Bernardo Silva ou Rúben Neves, vive uma fase de reconstrução coerente, com muito e bom talento. A confirmar esta quinta-feira em Chorzów.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?