Um erro comprometedor do central uruguaio Sebastian Coates, aos 77 minutos, esteve na origem da derrota do Sporting frente ao Arsenal, em Alvalade, na terceira jornada do grupo E da Liga Europa de futebol.
A equipa ‘leonina’ fez uma boa primeira parte, ao conseguir condicionar as saídas para o ataque do Arsenal à custa de uma pressão alta que exigiu grande disponibilidade física, mas a ‘fatura’ chegou na segunda parte, em que acusou o desgaste e viu-se forçada a recuar no terreno e a dar o comando do jogo aos ingleses.
Mesmo assim, com o Arsenal ‘por cima’ no jogo e a forçar o Sporting apenas a defender, foi preciso um erro crasso do central Coates, que intercetou deficientemente um lançamento para Danny Welbeck, proporcionando-lhe uma assistência perfeita para a finalização.
No outro jogo do grupo, o Vorskla Poltava foi a Baku, no Azerbaijão, vencer o Qarabag por 1-0, graças ao golo de Vladyslav Kulach, aos 48 minutos.
O Arsenal lidera o grupo E com nove pontos, mais três do que o Sporting, seguido do Vorskla Poltava, que soma três, e do Qarabag, sem qualquer ponto somado.
Nos restantes grupos, de destacar a vitória do Bétis em Milão, frente ao AC Milan, que confirmou o momento de crise que atravessa, da qual o 12.º lugar que ocupa na Serie A italiana à nona jornada é exemplo esclarecedor.
Com o internacional português William Carvalho a titular – seria substituído aos 90+2 pelo marroquino Zouhair Feddal –, o Bétis fez uma primeira parte excelente, na qual o 1-0 com que chegou ao intervalo não traduzia o número de oportunidades de golo que criou.
Na segunda parte, o AC Milan equilibrou o jogo, mas não evitou a derrota e a perda da liderança do grupo F justamente para o Bétis, que soma sete pontos, mais um do que a equipa italiana, enquanto o Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins, foi ao Luxemburgo vencer o Dudelange por 2-0, numa partida em que o futebolista luso Daniel Podence jogou durante os 90 minutos.
Os gregos ocupam a terceira posição no grupo F, com quatro pontos, e têm ainda uma palavra a dizer no apuramento para a fase seguinte, ao contrário do Dudelange, que não somou ainda qualquer ponto.
No cômputo geral da terceira jornada, merecem destaque as vitórias da Lazio em Marselha, por 3-1, em jogo do grupo H, liderado pelos alemães do Eintracht Frankfurt, que hoje receberam e venceram os cipriotas do Apollon por 2-0, com nove pontos, mais dois do que a formação romana, enquanto a equipa do sul de França soma apenas um ponto e está em posição complicada para assegurar o apuramento.
De assinalar, ainda, no grupo I, a derrota do Besiktas em casa, com o internacional português Ricardo Quaresma a titular – o central Pepe não convocado foi por estar lesionado – por 4-2, perante os belgas do Genk e as goleadas em casa do Sevilha e do Villarreal por 6-0 e por 5-0 sobre os turcos do Akhisar e os austríacos do Rapid Viena, respetivamente, para os grupos J e G.
Merece ainda relevo o triunfo surpreendente dos húngaros do Mol Vidi no terreno dos gregos do PAOK Salonica por 2-0, em jogo do grupo L.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.