Portugal vai ser palco de dois torneios do circuito europeu de golfe em 2019, um dos quais, designado GolfSixes, destinado a seleções europeias, que se disputará pela primeira vez fora da Grã-Bretanha.
De acordo com o calendário hoje divulgado pelo European Tour, o GolfSixes, uma competição na qual em 2017 Portugal chegou aos quartos de final, com Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia, vai disputar-se num campo ainda por designar, entre 06 e 09 de agosto.
O GolfSixes, que se disputa em seis buracos num formato de grupos, que apuram diretamente para as meias-finais, foi criado com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de encurtar o tempo nas competições de golfe e de tornar a modalidade mais popular.
Mais de dois meses depois do GolfSixes, Portugal voltará a acolher uma prova do principal circuito europeu de golfe, o Portugal Masters, competição que volta a ser calendarizada para outubro, depois de este ano ter sido disputada em setembro.
O Portugal Masters de 2019, que se mantém no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura, irá decorrer entre 24 e 27 de outubro.
O calendário, que se inicia em novembro de 2018 em Hong Kong e termina em novembro de 2019 no Dubai, engloba 48 torneios, em 31 países.
Ricardo Melo Gouveia é, para já, o único representante português no circuito europeu, mas o número de golfistas lusos pode aumentar em breve.
José-Filipe Lima e Pedro Figueiredo jogam esta semana a final do ‘Challenge Tour’ e ambos têm hipóteses de fechar o ano entre os 16 primeiros do ‘ranking’, que garante o acesso ao circuito principal.
Ricardo Santos, Tiago Cruz, João Carlota e Tomás Silva também ainda podem sonhar com a presença no European Tour, uma vez que irão disputar a segunda fase da escola de qualificação.